Semear Mangualde por via aérea

Decorreu hoje, 29 de novembro, nas instalações do CIDEM – Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “Semear Portugal por Via Aérea”. Este projeto consiste no lançamento de sementes nas encostas e/ou áreas de difícil acesso dos municípios afetados pelos incêndios, recorrendo a aviões. Esteve presente João Azevedo, Presidente do Município de Mangualde, um dos seis municípios onde arrancará esta iniciativa. A Mangualde juntam-se Gouveia, Olive

Milhares de sementes permitirão, assim, devolver vida a zonas a que dificilmente se conseguiria aceder e, ao mesmo tempo, acelerar o processo de repovoamento, dado que os animais passam a contar com algum alimento.

Esta é uma iniciativa pioneira em Portugal, da responsabilidade da Take C’Air Crew Volunteers e da Replantar Portugal, em parceria com a Quercus e com a Avitrata. Conta ainda com a colaboração do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que certifica todas as sementes utilizadas e ajudará na monitorização e acompanhamento do resultado da intervenção aérea, em conjunto com Universidades e Institutos Politécnicos. O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural também apoia a iniciativa.

A primeira fase do projeto arranca às 9h00 do dia 5, com partida do Aeródromo de Viseu.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.