Fibra em Mangualde O regresso ao passado , rumo ao Futuro

Já lá vão uns anitos. No tempo do engenheiro Barreiros, Mangualde entrava num projeto de instalação de cabo e acesso à internet. Com o apoio do CET de Aveiro , futuramente PT Inovação, coordenado pela engª. Lusitana lançavam-se as primeiras bases para o futuro em termos de telecomunicações e internet. Fo im projeto pioneiro e serviu de base de estudo para outras iniciativas. Televisão na Cunha Baixa, Santiago, e em nas habitações da Conde D. Henrique. Telefone, acesso à internet, vídeo conferência. Na câmara estava o polo central. A escola secundaria desde muito cedo entrou no projeto com o Trends e Prof2000. Fomos das primeiras escolas a ter internet, a ter uma rede montada que servia a escola. Das dezenas de escolas do projeto a nossa dominava em termos de trafego. Depois a evolução tecnológica e os avanços e recuos políticos fizeram surgir outros projetos e outros caminhos. Mas não me esqueço que uma  das manias da gestão Soares Marques, era rapidamente acabar com a sala na autarquia. Não me esqueço que se recusaram receber a Engª Lusitana que vinha com uma proposta de levar Mangualde para as cidades digitais.

Mas isso é o passado. Agora temos uma outra oportunidade de avançar para o futuro. Uma oportunidade empresarial mas que devemos aproveitar. A NOS depois de ter instalado uma sala nas Chãs de Tavares está a proceder à instalação de fibra ótica na cidade.  Fibra a sério obviamente. A operação prevê a implantação de oito células divididas pela cidade e com áreas de influência alargadas, e pelas povoações de Mesquitela, Santo André, Fagilde e Vila Garcia.

A filosofia não e de antigamente, mas é mais uma oportunidade, mais um caminho para os empresários, para as escolas e para os serviços. Espero que em breve outras empresas como a Vodafone surjam  no mercado.

Agora é preciso que os Mangualdenses e as empresas em particular a utilizem de forma produtiva, construindo hoje o Regresso ao Futuro.

Tagged . Bookmark the permalink.

2 Responses to Fibra em Mangualde O regresso ao passado , rumo ao Futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.