Aniversário de Ana de Castro Osório

No dia 18 comemorou-se o nascimento de Ana de Castro Osório (Mangualde, 18 de Junho de 1872 — Setúbal, 23 de Março de 1935)

Ana de Castro Osório

Para além das suas ligações a mangualde foi uma mulher escritora, infantil, jornalista, pedagoga, feminista e activista republicana portuguesa.

Tenho uma especial estima pelo seu trabalho e pela sua vida. Por outro lado na casa dos meus pais existia um dos livros da Ana de castro Osório- A minha Pátria. Que foi lido e relido dezenas de vezes

Fico assim triste por Mangualde e as escolas não se terem lembrado desta data.

Assim: Ana de Castro Osório foi pioneira em Portugal na luta pela igualdade de direitos entre homem e mulher. Escreveu, em 1905, Mulheres Portuguesas, o primeiro manifesto feminista português.

Foi uma das fundadoras do Grupo Português de Estudos Feministas, em 1907, da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em 1909, da Associação de Propaganda Feminista, em 1912, da Comissão Feminina Pela Pátria, em 1916, a partir da qual se formou, no mesmo ano, a Cruzada das Mulheres Portuguesas.

Casada com Paulino de Oliveira, membro do Partido Republicano aproximou-se desse partido, tendo, depois da instauração da República, colaborado com o ministro da Justiça, Afonso Costa, na elaboração da Lei do Divórcio.

É considerada a criadora da literatura infantil em Portugal, com a série de contos infantis Para as crianças que publicou, entre 1897 e 1935, em Setúbal, em fascículos. Também colaborou em diversas publicações periódicas como: A ave azul (1899-1900), Branco e Negro (1896-1898), Brasil-Portugal (1899-1914), A Leitura (1894-1896) e Serões (1901-1911). Foi membro da obediência maçónica Grande Oriente Lusitano.

Tagged . Bookmark the permalink.

4 Responses to Aniversário de Ana de Castro Osório

  1. MG says:

    Bom dia, alguem me sabe informar se em Mangualde existe alguma casa-museu onde nasceu a Ana de Castro Osorio, ou se a referida casa ate existe ainda?

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


This blog is kept spam free by WP-SpamFree.