IV Encontro Gastronómico de Abrunhosa–a-Velha promove sabores tradicionais da região

5 DE AGOSTO, 17H00, CENTRO DA ALDEIA

A gastronomia tradicional do concelho está de volta em mais um Encontro Gastronómico de Abrunhosa-a-Velha. A iniciativa, que já vai na sua 4ª edição, realiza-se no dia 5 de agosto, a partir das 17h00, no Centro da Aldeia.

A iniciativa, promovida pela Junta de freguesia de Abrunhosa-a-Velha, conta com a colaboração da Câmara Municipal de Mangualde, do grupo Desportivo e Recreativo de Vila Mendo de Tavares, da Associação Humanitária e Cultural de Abrunhosa-a-Velha, do Estrela do Mondego Futebol Club, do Centro Paroquial de Abrunhosa-a-Velha, do Racho de Carnaval da freguesia de Abrunhosa-a-Velha e das Marchas dos Santos Populares de Abrunhosa-a-Velha e com o patrocínio do Hotel Mira Serra, da COAPE e da Quimirep.

 

Arraial Sénior. Dia dos Avós

Cerca de 500 seniores e avós do concelho de Mangualde participaram, no passado dia 26 de julho, no “Arraial Sénior”, festa comemorativa do Dia dos Avós. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, teve lugar no Monte Nossa Senhora do Castelo. O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e a Vereadora Maria José Coelho, marcaram presença neste convívio.

Componente religiosa

Os comes e bebes

O arraial

A tradição voltou a cumprir-se em Mangualde e nesta quarta-feira foram muitos os avós e netos que não faltaram à festa. O certame arrancou às 11h00 com a celebração eucaristia, seguido de um almoço com troca de merendas. O “Arraial Sénior” estendeu-se pela tarde fora, com muita música, animação e belos momentos de convívio.

A Câmara Municipal de Mangualde encara a celebração deste dia como uma festividade intergeracional, de convívio entre avós e netos, sendo assim uma forma de homenagem, de demonstração de carinho e apreço por todos os avós. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.

 

MANGUALDE já tem Estação de Serviço de Autocaravanas

Sempre referi que o espaço da Praia necessita de serviços complementares  para atrair turistas. ( parque de campismo no futuro, árvores, mesas de piquenique . Assim sendo , este é um investimento interessante

Zona de apoio a caravanas

Os autocaravanistas têm agora uma área de serviço disponível no concelho de Mangualde. O projeto, da responsabilidade da Câmara Municipal de Mangualde, já está em funcionamento e localiza-se junto à Praia de Mangualde, servindo de apoio ao turismo itinerante.

 O novo equipamento, localizado na área multiusos, junto à Praia de Mangualde (Live Beach), permitirá dar resposta às necessidades dos autocaravanistas que visitam o concelho. O espaço conta com várias valências, podendo os autocaravanistas efetuar a descarga da “cassete” sanitária, e proceder ao abastecimento de água potável ou energia elétrica. Os utilizadores poderão ainda usufruir de WC e duche, nas instalações da Praia de Mangualde. O equipamento funciona entre as 7h00 e as 22h00

‘Em Quarto Crescente: Noites de encontros com as artes em mente’- Afinal os Mangualdenses gostam de cultura

O Largo Dr. Couto foi palco da primeira noite da edição deste ano da iniciativa ‘Em Quarto Crescente: Noites de encontros com as artes em mente’, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde. Cerca de 500 pessoas encheram o Largo para assistir ao espetáculo que contou com teatro, música, dança e comédia.

A edição deste ano é dedicada à celebração do 20º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Sob o mote “1997 – 2001: A infância da Biblioteca”,

MANGUALDE JÁ ESTÁ “EM QUARTO CRESCENTE”

Noites de encontros com as artes em mente arrancam com casa cheia

Quarto crescente

Quarto crescente

Quarto crescente

Jantar da comissão de honra – Apoio a João Azevedo

Com João Azevedo

Dia de jantar com elementos da comissão de honra e candidatos. Apesar do frio foi bom rever pessoas e verificar que estamos lá quase todos. Entraram outros obviamente mas o núcleo central está a 99%. Isso demonstra, que quando há 12 anos o projecto arrancou de forma mais consistente ( pois já antes estava a ser trabalhado), já se sabia o que se queria. Já se sabia o caminho.

Dessa forma lá estarei de novo a dar o meu à candidatura Mangualde com Futuro e a João Azevedo. E os motivos parar o apoio são muitos e falarei sobre eles noutra altura. Nesta fase a questão é de uma enorme simplicidade. Apoia-se porque cumpriram. Apoia-se porque merecem. Apoia-se porque não existe melhor. Apoia-se porque merecem . Sim apoia-se porque João Azevedo pelo que fez ganhou o direito de continuar a ser o nosso presidente. Apoia-se porque nao está parado e define de forma clara o objectivo para mais 4 anos. O caminho para a excelência e para lancar “marcas” que ficarão para o futuro.

Inauguração da Rua da Ponte

A Nova estrada

Uma obra da junta de freguesia com o apoio da câmara municipal

Na passada sexta feira 14 de julho, foram inauguradas as obras de pavimentação da Rua da Ponte na aldeia de Mesquitela (ligação Rua da Estação/Mesquitela). Esta é uma artéria importante que liga Mesquitela à cidade de Mangualde (Rua da Estação). Na cerimónia marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e o Presidente da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, Bernardino Azevedo e vários populares.

A pavimentação, cubo de granito, vem resolver problemas de acessibilidade, conforto e segurança para os residentes e para os utentes da ligação entre o perímetro urbano da cidade e a localidade da Mesquitela, encurtando a deslocação em cerca de 1,2 km, com ligação direta ao parque escolar e parque desportivo.

Esta foi uma obra da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e contou com 15% de financiamento da Câmara Municipal de Mangualde.

 

Raid Nacional 2 CV arranca em Mangualde

Raid 2CV

No sábado, 15 de julho, às 15h00, Mangualde dá o tiro de partida a um raid nacional de Citroen 2CV, com uma prova cronometrada na Serra das Pousadas, entre o Alto da Portela na Cunha Alta e a Capela da Sr.ª do Pranto, em Guimarães de Tavares. O raid, organizado pelo Racing Team Habas, uma organização francesa especializada em provas todo terreno com carros Citroën 2CV, vai percorrer mais de 2600 km de estradas e caminhos de Norte a Sul de Portugal, essencialmente por trilhos de terra batida.

As verificações técnicas dos veículos também decorrerão em Mangualde, cidade onde foi produzido o último 2CV em 1990. Durante a tarde de 14 de julho e a manhã de dia 15 poderá assistir a estes procedimentos no Largo do Rossio. A prova insere-se no âmbito do 22º Encontro Mundial dos Amigos 2CV que irá realizar-se na Ericeira, de 25 a 31 de julho.