Mangualde devolve 1% do IRS cobrado aos munícipes.

É transferido para as autarquias pela Autoridade Tributária,  5% do IRS coletado junto de cada residente no município.

Estas podem devolver uma parte desse montante. No caso de Mangualde essa percentagens de devolução é de 1%, a mesma de Viseu e Penalva, por exemplo. Em contrapartida Nelas, Sátão… Carregal, por exemplo não devolvem qualquer verba. Serão aplicadas aos rendimentos auferidos em 2017 pelo que se refletirão na liquidação do IRS de 2018. Este ano termos a mesma taxa mas referente a rendimentos de 2016.

Mangualde … uma terra de comboios

O Governo voltou a apresentar uma candidatura para a linha Aveiro – Mangualde, num investimento de cerca de 600 milhões de euros.
Como sabem, não sou um defensor acérrimo desta ligação. Se vier que venha , desde que seja por Mangualde. E é isso que nestas reuniões se tem conseguido garantir.
Interessa sobretudo a requalificação na linha da Beira Alta, que permitirá melhorar as condições de segurança, competitividade e de cruzamento dos comboios de grande capacidade (750m).

Foto publicada por Marco Almeida

Mas… sempre que se fala nisto recordo-me o ar de gozo da coligação do antigo senhor destas terras quando se falava na questão da plataforma Modal. Pois ….

O comboio veio para Mangualde, ao que se diz, por uma disputa Política. Discutia-se se ia por Viseu como queriam os “burgueses”  comerciantes da cidade, ou pela serra como queriam os homens da fiação. Discussão para um lado e para o outro… olha vai ali pelo meio para Mangualde. Sábia decisão

Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde em Lisboa

A  Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde, apresentou-se em Lisboa numa atividade de promoção de produtos regionais. Foram muitos os Mangualdenses e amigos de Mangualde que se deslocaram ao ALTIS (ui..ui), para ouvir os jovens e degustar produtos mangualdenses. Até porque …. ao que parece vamos ter mais.

Foto tirada por Elza Pais

Foto – João Plácido

Reformas. Mudanças positivas sem dúvida

No meio da fantasia dos títulos dos jornais e dos comentários de quem não leu eis que surge um texto arrumadinho e sem inventar .

Jornal Económico. Clique para ler

Embora o texto esteja a ser negociado e se perceba que existirão melhorias surgem alguns pontos que merecem referência.

Consagra-se a reforma antecipada.( esteve suspensa, regressou, ficou suspensa.). Aos 60 anos e 40 de descontos. É muito bom.

Elimina-se o factor de sustentabilidade .( eram logo 14% de corte) . É bom.

Vai ser definida uma nova idade de reforma , mais baixa, para quem tiver mais de 40 anos de reforma. É bom.

Falta a aplicação de alguns pontos aos funcionários públicos.

Falta a aplicação de regras diferentes a algumas profissões

Não é o ideal? Claro que não. É bom? Claro que não. É um avanço. Claro que sim!

O arranque das autárquicas com Marco Almeida. Aposta ganha.

Aqui em Mangualde, o PS costume definir a sua campanha em momentos decisivos. Em momentos de campanha marcantes e arriscados. Quem não se lembra dos comícios de encerramento maiores que os comícios nacionais.

Este terá sido talvez ao longo das ultimas 3  campanhas, a aposta mais arriscada. Encher o complexo paroquial para uma  uma simples apresentação de um candidato a presidente de junta  a 6 meses das eleições. E mais uma vez APOSTA GANHA.

Complexo cheio

Mesmo cheio

Salientar a presença de ministra Maria Leitão Marques, dos deputados atuais, dos antigos deputados  José Junqueiro e Acácio Pinto de presidentes de câmara , dos atuais e futuros presidentes de junta e do nosso presidente  João Azevedo. E de muitos, mas muitos socialistas e independentes que apoiam Marco Almeida para presidente de Junta da freguesia de Mangualde, Mesquita e Cunha Alta.

Bernardino Azevedo. Obrigado

Mas a primeira palavra , a primeira  homenagem , o primeiro obrigado, vai para um grande presidente de Junta, para o senhor Bernardino . Obrigado pelo trabalho e dedicação.

 

Mas afinal o que faziam no conselho de ministros da PAF?

Ah… Pois

Mas afinal o que se fazia no conselho de ministros da PAF?

Já sabemos que não se discutia Banca, nem o BES, nem o BANIF, nem a CGD….

Já sabemos que não se liam os documentos , assinava-se de cruz.

Talvez atirassem aviões de papel? Ou discutiam a roupinha? Ou jogavam às cartas? Ou batiam uma soneca?  Bebiam uma bijeca e uns tremoços…?Gostava de saber.

 

Cá por Mangualde mais uma em obra

mais uma ….

Começaram as obras para pavimentação da ligação Torre de Tavares a Vila Cova de Tavares, na União de Freguesias de Tavares. Esta empreitada está inserida no conjunto de investimentos que se sucederão a muito curto prazo e que, estima a autarquia, atinjam um valor de 1,3 milhões de euros, já durante os meses de fevereiro e março. Estas empreitadas, no âmbito do plano de investimentos com obras a concurso no valor de 7 milhões de euros, assegurarão, na sua maioria, uma melhoria/requalificação da rede viária municipal em várias estradas municipais do concelho e na rede de infraestruturas.

«ESTÃO JÁ NO TERRENO QUASE 1 MILHÃO DE EUROS EM OBRAS. (…)