António Costa em Mangualde

António Costa em Mangualde

António Costa em Mangualde

A inauguração do novo Quartel da Guarda Nacional Republicana de Mangualde teve lugar no  dia 28 de novembro, pelas 15h00. O momento contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, do Comandante-geral da GNR, Tenente-General Silva Couto, e do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo. O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, marcaram presença na parte da manhã, na visita às instalações da PSA Peugeot Citroën de Mangualde.

João Azevedo começou por agradecer a presença dos diferentes elementos do Governo de Portugal e de centenas de pessoas, que se deslocaram ao novo espaço para assistir a esta cerimónia inaugural. O autarca sublinhou a importância da visita realizada esta manhã à PSA Peugeot Citroën, porque «foi possível no terreno avaliar a evolução da industria automóvel em Mangualde e no país. É evidente que dispomos de recursos humanos competentes e, por isso, existe um grupo de empresas que vão sediar-se em Mangualde. Tudo isto faz parte de um Plano de Investimento integrado». Nesse sentido «queria aqui agradecer ao Senhor Primeiro-Ministro o facto de ter decidido em fevereiro último a Requalificação da Linha da Beira Alta

(…)  O edil sublinhou ainda que «o Orçamento de Estado contempla um aumento de 20% no investimento público e isso reflete a preocupação do Governo nos Territórios. Com este investimento acredito que vamos ter um futuro melhor.» «A GNR dispõe agora de condições de excelência, um espaço único, com um investimento de cerca de 1 milhão e 600 mil euros mais o terreno cedido pela Câmara Municipal de Mangualde. Tudo isto resulta de um acreditar e de um compromisso de verdade assumido desde início. É uma grande obra, é uma obra de futuro, localizado estrategicamente junto às escolas, aos equipamentos desportivos e culturais, no centro de Mangualde, reabilitando um espaço da cidade que estava subaproveitado», rematou o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

António Costa em Mangualde

A inauguração do novo Quartel da Guarda Nacional Republicana de Mangualde terá lugar na próxima segunda-feira, dia 28 de novembro, pelas 15h00, no novo espaço sito na Rua Pintor José Maria de Almeida, 3530-091 – Mangualde. O momento contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, do Comandante-geral da GNR, Tenente-General Silva Couto, e do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

O 1º ministro António Costa

O 1º ministro António Costa

Da parte da manhã, o Primeiro-Ministro realizará uma visita às instalações da PSA Peugeot Citroën de Mangualde e será acompanhado pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

Recorda-se que este novo Quartel da GNR, agora inaugurado, representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros e tem um âmbito supramunicipal, pois o raio de intervenção da corporação excede os limites do concelho englobando os concelhos de Nelas, Penalva do Castelo e Sátão. O investimento na obra é da responsabilidade da Administração Central, tendo a Câmara Municipal cedido o terreno.

Vamos enterrar os contentores

Vamos ter contentores no sítio certo

Vamos ter contentores no sítio certo

A Câmara Municipal de Mangualde investe cerca de um milhão de euros, comparticipados em 85%, em Contentores subterrâneos para a recolha de resíduos urbanos. Este investimento, que representa um melhoramento do ambiente, da paisagem urbana e da higiene em todo o processo de depósito e recolha de resíduos, insere-se um projeto da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, para os 19 municípios da região num investimento global de cerca de quatro milhões de euros.

Serão colocadas 32 ilhas ecológicas em Mangualde, sendo que cada uma delas terá quatro pontos de recolha: papel, vidro, plástico/embalagens e resíduos domésticos indiferenciados. Este projeto prevê a sua execução ao longo de dois anos, em 2017 e 2018.

À superfície serão colocados discretos marcos de deposição e estes assentarão numa tampa com acabamento coincidente com a área envolvente. No interior de uma cuba de betão pré-fabricada será colocado um contentor de grande capacidade adaptado a qualquer tipo de camião de recolha para resíduos.

Estes contentores trazem claras vantagens ambientais a Mangualde. Desde logo porque a paisagem fica mais agradável, uma vez que os contentores estão no subsolo e detêm uma capacidade três vezes maior do que os contentores tradicionais, e uma melhoria de higiene em todo o processo, pois os resíduos não ficam acessíveis a animais e a demais invasões.


Sem dúvida importante a todos os níveis

 

Exercícios Marte de novo em Mangualde

Exercícios Marte

Exercícios Marte

A Câmara Municipal de Mangualde e o Exército Português apresentaram o ‘Exercício MARTE 16’ que irá decorrer no concelho de Mangualde entre 22 e 30 de novembro. Trata-se de um treino de meios que possibilita preparar os militares para uma resposta mais eficiente em caso de intervenção real. A apresentação foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e pelo Comandante do Regimento de Infantaria N.º14, Coronel Mário Bastos. O programa deste exercício foi apresentado pelo tenente coronel Pedro Miguel de Andrade Barreiro. Na sua apresentação, João Azevedo salienta o agrado com que o concelho recebe este tipo de iniciativas: ‘o município de Mangualde está muito satisfeito com o facto deste exercício ser feito cá’. Acrescentando, ‘as populações celebram de forma sincera termos este exercício em Mangualde’. O autarca reforça ainda que ‘estamos sempre prontos para receber estas iniciativas e gostaria de agradecer de forma muito especial a escolha. Esta iniciativa vem dar notoriedade ao concelho de Mangualde, à região e vem demonstrar aquilo que o Exército tem de bom, aquilo que representa para a sociedade civil, e principalmente fazer um espelho daquilo que são os movimentos permanentes das forças armadas’. Para finalizar, João Azevedo afirma ‘estes exercícios dignificam as forças armadas, o Exército, o território, os agentes locais e especialmente Portugal e os portugueses. Já demos provas de que estamos prontos para vos receber e é um prazer este trabalho em conjunto’.

O Coronel Mário Bastos, aproveitou a sua intervenção para agradecer à população de Mangualde o ‘apoio, dedicação e amizade que permitem a realização do exercício’. Enfatizando, ‘servimos os portugueses com todo o gosto e um gosto ainda maior quando somos recebidos com esta amizade e disponibilidade’.

O exercício levado a cabo pelo 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas/ NATO Response Force 2016 (2BIMecRodas/NRF2016) materializa-se na execução de uma Operação Ofensiva e posteriormente uma Operação de Estabilização e será realizado em locais como os Bombeiros Voluntários de Mangualde, em Tibaldinho na Freguesia de Alcafache, no campo da feira quinzenal (junto à praia), na zona da Cunha Baixa  e na União de Freguesias de Tavares, na aldeia de Corvaceira e no Monte do Bom Sucesso.

Do programa constam momentos como a implementação de uma Zona de Reunião em Tibaldinho a partir do dia 22 de novembro, difusões de planos de ordem e planos de contingência e movimentos de ocupação a partir do dia 24. Nos dias 26 e 27, vai realizar-se um campo de refugiados que terá a colaboração do agrupamento de escolas. O exercício termina no centro da Cidade de Mangualde, com um desfile motorizado, no dia 30. Paralelamente, o átrio da Câmara de Mangualde vai acolher uma exposição militar e no Largo Dr. Couto uma exposição de viaturas PANDUR e a TMME.

Bruxelas responsabiliza anterior Governo e caso Banif pela derrapagem do défice

Expresso

Expresso

Oerre Moscovici defende que a Comissão Europeia foi racional e tomou a “decisão adequada para não quebrar o crescimento”, ao adiar um possível agravamento do procedimento por défice excessivo, facto que poderia conduzir a sanções a Portugal.

Bruxelas responsabiliza anterior Governo e caso Banif pela derrapagem do défice

Mangualde no seu smartphone ou tablet

Aplicação para smartphone

Aplicação para smartphone

«Descubra Mangualde» é a aplicação (APP) gratuita disponível para todos os visitantes e mangualdenses que queiram descobrir o concelho de Mangualde. Da natureza aos monumentos, dos melhores restaurantes aos melhores hotéis até aos melhores programas culturais.

Tudo o que precisa saber para descobrir Mangualde está agora à distância de um clique no seu Smartphone (Android e iOS): desde mapa interativo, indicações do que pode descobrir, o concelho e a sua história, as diversas freguesias, onde comer, onde dormir, a agenda cultural e informações úteis.

MAPA INTERACTIVO

Descubra pontos de interesse, contactos úteis, calcule rotas e encontre só o que procura.

A DESCOBRIR

Descubra primeiro na galeria e viva depois no terreno. Uma forma de viajar mais rápida e de começar a conhecer o melhor que o Concelho tem para lhe oferecer.

CONCELHO

Descubra a história, o presente e o futuro. Da tradição às gentes, da cultura à vida do dia-a-dia. Decida o que vai descobrir.

FREGUESIAS

Descubra as raízes e o país real. Onde a história se conta em cada esquina e em dois dedos de conversa.

ONDE COMER

Descubra a gastronomia típica ou escolha as novas tendências da cozinha da região. Saiba tudo, desde horários, especialidades e contatos.

ONDE DORMIR

Descubra o descanso e o romance. Da casa mais típica ao hotel mais acolhedor.

AGENDA

Descubra toda a oferta de um Concelho. Fácil, rápido e com muitas opções de diversão. Das festas típicas, aos concertos mais privados, do teatro às modalidades desportivas.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Descubra todos os contatos que precisa. Fácil, cómodo e eficaz.

Descarregar aplicação:

Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.descubra.mangualde

iOS – https://appsto.re/pt/s9HVfb.i

Mangualde substitui lâmpadas de mercúrio por led’s

Fonte Rua Direita

Fonte Rua Direita

A Câmara Municipal de Mangualde estabeleceu um acordo com a EDP Distribuição para a substituição das lâmpadas de mercúrio, utilizadas na iluminação pública de algumas freguesias do concelho, por lâmpadas de tecnologia LED.

Este acordo, sem custo para o município, permite uma poupança de 50% no consumo de energia nos referidos postes, além de permitir economizar em gastos com manutenção. Até ao final do ano vão ser substituídas 300 luminárias no concelho. (…)

Preocupada com as questões ambientais e económicas, a autarquia continua atenta à renovação do parque de iluminação pública. É de recordar que o trabalho elaborado pela autarquia no reequilíbrio das contas públicas, permitiu a religação da iluminação pública durante a noite. Esta religação teve o seu início no passado dia 3 de agosto.”