Mangualde é dos poucos concelhos do distrito com plano de emergência

Jornal do Centro

Segundo o Jornal do Centro, as câmaras municipais são obrigadas, por lei, a ter um Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PME) aprovado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Dos 24 concelhos do distrito de Viseu apenas os de Castro Daire, Cinfães, Mangualde e Sátão têm aprovados os seus PME.

“Os Azeitonas” nas festas de Mangualde

Uma banda com carisma nas festas de Mangualde

Já é conhecido o programa das festa sem Mangualde.

De 25 de agosto a 4 de setembro, Mangualde volta a estar em festa com um programa cheio de animação, música e tradição. As festas da cidade, promovidas pela Câmara Municipal de Mangualde, esperam atrair, mais uma vez, inúmeros visitantes ao município. Durante os dias de festa são várias as iniciativas esperadas que vão decorrer em diferentes locais da cidade.

 O certame começa na noite de 25 de agosto com a Noite das Escolas de Mangualde. No dia seguinte, sexta-feira, sobem ao palco a Banda Magma e os ÁTOA. No sábado, POEMA BIG BAND e Banda Função Públika farão os sons da noite. Grupo Repúblika e os OS AZEITONAS são as apostas para a noite de domingo e o Grupo HI-FI para a noite de segunda-feira. arruada pelas Bandas Filarmónicas, Encontro de Folclore e atuação da Alcatuna também figuram do programa musical.

O certame conta ainda com Mercados de Rua, VII Festival de Sopas de Mangualde e 5ª edição do Mangualde Fashion. A nível desportivo figura do programa o VII Torneio de Xadrez, o Torneio de Veteranos, o Concurso Nacional de Pesca Desportiva “Cidade de Mangualde” e a Largada de Pombos.

FESTAS DA N. SENHORA DO CASTELO: 7 E 8 DE SETEMBRO

As Festas da N. Senhora do Castelo decorrerão no Monte da Senhora do Castelo, de 7 a 8 de setembro, com programação a definir pela organização da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.

 PROGRAMA

Quinta-feira, 25 de agosto

21h30 | Noite das Escolas de Mangualde – Largo Dr. Couto
Agrupamento de Escolas de Mangualde

Sexta-feira, 26 de agosto

21h30 | Banda Magma – Largo Dr. Couto
22h30 | ÁTOA – Largo Dr. Couto

Sábado, 27 de agosto

Todo o dia | Mercados de Rua – Largo do Rossio
14h30 |VII Torneio de Xadrez – Largo do Rossio
16h00 | Torneio de Veteranos – Estádio Municipal
21h30 | POEMA BIG BAND – Largo Dr. Couto
22h30 | Banda Função Públika – Largo Dr. Couto

Domingo, 28 de agosto

Todo o dia | Mercados de Rua – Largo do Rossio
08h00 | Concurso Nacional de Pesca Desportiva “Cidade de Mangualde” – Casa do Povo de Mangualde
09h00 | Largada de Pombos – Largo Dr. Couto Sociedade Columbófila de Mangualde
14h30 | Arruada pelas Bandas Filarmónicas – Ruas da Cidade
15h00 | Encontro de Folclore – Largo das Carvalhas
18h00 | Alcatuna – Largo das Carvalhas
18h30 | VII Festival de Sopas de Mangualde
21h30 | Grupo Repúblika – Largo Dr. Couto
22h30 | OS AZEITONAS – Largo Dr. Couto

Segunda-feira, 29 de agosto

21h30 | Grupo HI-FI – Largo Dr. Couto

Sexta-feira, 2 de setembro

21h00 | Mangualde Fashion – Largo Dr. Couto

Domingo, 4 de setembro

08h00 | Largada de Perdizes, Faisões e Patos Bravos -Clube de Caça e Pesca de Mangualde

Quarta e Quinta-Feira, 7 e 8 de setembro  – Festas da N. Senhora do Castelo Programação e organização Santa Casa da Misericórdia de Mangualde

Nelas: presidente perde competências delegadas

retirado do centro noticias

Ao perder estas competências a acção do presidente fica limitada pois vai necessitar do apoio concreto da vereação .

Esta questão de Nelas preocupa-me enquanto socialista. Não tenho sobre ela uma posição definida. Tenho essencialmente dúvidas pois não conheço totalmente a situação. Vejamos:

-Tenho consideração profissional e pessoal por Borges da Silva (Foi meu advogado num processo algo complexo)

-Estando fora de Nelas parece-me que o trabalho de Borges da Silva à frente da autarquia tem sido positivo.( repito estando fora de Nelas)

-A ideia que passa é que Borges da Silva tem tudo para ganhar as eleições e que indo como independente ganha as eleições facilmente.( mais uma vez estando de fora)

-No entanto, não esqueço as palavras do boneco de “coelhone”: ” estes independentes são muito imprevisíveis”. Dessa forma se acho importante trazer para as estruturas pessoas não ligadas ao partido, é preciso também ter algum cuidado. É certo que Borges da Silva já é militante do partido.

-Segundo os militantes mais antigos Borges da Silva tentou tomar o poder no partido de assalto. Talvez… mas como sabemos o PS Viseu vive uma fase de “autarquização” do partido. As estruturas partidárias têm vindo a perder poder (em alguns locais), passando esse poder para as estruturas camarárias.

-Assim sendo se tenho dúvidas sobre quem tem razão neste caso, não tenho dúvidas sobre a ineficácia e a falta de decisão das estruturas distritais do PS. Deixaram andar e o seu presidente acabou por apoiar Borges da Silva contra a estrutura local do partido. As estruturas federativas não conseguem e, que se saiba, nem tentam, ajudar a resolver a questão, desculpando-se com indicações nacionais. Nada que eu não esperasse.

ai PASSOS.. AFINAL O DÉFICE VAI BEM

As aves agoirentas da PAF bem tentam falar no fim do mundo. Cada vez mais se percebe  que eventuais sanções serão uma forma de condicionamento da atividade do governo por parte da direita europeia e portuguesa.

Evolução do défice

O boneco é claro. O défice retirado dos efeitos sazonais, ou seja a evolução do  tal défice estrutural, , foi no 1º trimestre de 0,8%. Repare-se que nos anos anteriores é o mesmo indicador.

É evidente no segundo trimestre este valor vai subir, mas será sempre muito inferior aos anos anteriores. Obviamente que se os liberais derem indicações para nos ” lixarem” a coisa complica-se. tirando isso deixem-nos governar.

Aliás o Jornal de Negócios refere:

“No primeiro trimestre do ano o défice público nacional ajustado de efeitos de sazonalidade sobre a actividade económica e as contas públicas ficou em 368 milhões de euros, o equivalente a 0,8% do PIB, um valor que fica longe dos 1.406 milhões de euros efectivos (que correspondem a 3,2% do PIB).

O valor registado por Portugal é menos de metade do défice médio da Zona Euro que ficou nos 1,9% do PIB da região, e compara com 3,2% do PIB do défice ajustado de sazonalidade registado no primeiro trimestre de 2015.”

Segundo Encontro de Pastores Daniel Couto

Encontro de Pastores

Realiza-se no domingo, dia 31 de julho, a partir das 10h00, na Abadia de Espinho, o 2º Encontro de Pastores Daniel Couto. O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, estará presente na abertura da cerimónia. A organização da iniciativa está a cargo da Junta de Freguesia de Espinho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, da VisLavoura, da Azurmáquinas e da Viseu Now.

O encontro começa pelas 10h00 com um desfile dos tratores pela freguesia, segue-se pelas 11h20 a celebração da missa, com uma oração pelos defuntos na Igreja de S. Pedro. A abertura do 1º Mercado de Espinho terá lugar às 14h00. Pelas 15h30 decorrerá a Gincana de Tratores na Abadia de Espinho. O encerramento deste encontro acontecerá pelas 20h00.

 Este 2.º Encontro de Pastores Daniel Couto, à semelhança da primeira edição, conta com o apoio de todas as freguesias de Mangualde.

 Programa:

10h00 Desfile dos tratores pela freguesia

11h20 Missa / Oração pelos Defuntos (Igreja de S. Pedro)

14h00 Abertura do 1º Mercado de Espinho

15h30 Gincana de Tratores (Abadia de Espinho)

20h00 Encerramento

 

Inaugurações em Santiago de Cassurrães

Inauguração da Rua do Santo

Este fim de semana, em Santiago de Cassurrães, Mangualde, foram inauguradas duas intervenções: na Rua do Santo e no Cemitério. O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, que esteve presente nos dois momentos, sublinhou a importância «da cooperação e do trabalho em parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, ao abrigo dos contratos interadministrativos de delegação de competências e protocolos de colaboração com as juntas de freguesia do concelho». Reforçou ainda «o esforço financeiro que a autarquia tem vindo a realizar para ter capacidade de investir em obras nas várias freguesias do concelho», mais ainda «quando falamos de obras há muito esperadas pelas populações e pelas juntas de freguesia». «É, sem dúvida um esforço na gestão financeira da Câmara, mas que acresce qualidade de vida aos mangualdenses e é, por isso, para continuar».

AMPLIAÇÃO DO CEMITÉRIO DE SANTIAGO DE CASSURRÃES E HOMENAGEM A ANTIGOS COMBATENTES

A intervenção realizada pela Câmara Municipal de Mangualde, em articulação com a Junta de Freguesia de Santiago de Cassurrães, visou essencialmente a ampliação do Cemitério, que já era redutor e carecia deste melhoramento há vários anos. Durante a cerimónia de inauguração foi depositada uma coroa de flores no monumento que homenageia os antigos combatentes.

RUA DO SANTO

Esta intervenção, que representa um investimento municipal de cerca de 55 mil euros, foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Mangualde, mais uma vez em articulação com a Junta de Freguesia. Os trabalhos incidiram essencialmente no calcetamento da artéria, uma via localizada no eixo central da povoação, que há muito esperava por este melhoramento.

Inauguração do monumento de Homenagem aos Pastores em Vila Mendo de Tavares.

Inauguração

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde esteve ontem (dia 10 de julho) presente na inauguração do Forno Comunitário e também na inauguração do monumento de Homenagem aos Pastores, em Vila Mendo de Tavares (Abrunhosa-a-Velha).

O forno foi utilizado no próprio dia pelos habitantes locais, que assinalaram o momento com a confeção de produtos. No final, realizou-se um lanche convívio.