Autarquia de Mangualde reduz fortemente o prazo de pagamento a fornecedores

Largo da Câmara

Já saiu a lista com os prazos de pagamento a fornecedores por parte das autarquias. Mangualde regista uma melhoria significativa e constante passando de 65 dias em 2013 para 20 dias no final de 2014.

Se tiverem curiosidade descubram como era no tempo do PSD. Acho estranhos os 202 dias de Resende e a subir, os 102 dias de Lamego e a falta de dados de Tondela.

Política ou teatro… numa reunião partidária perto de si.

Ontem foi noite de discussão politica. Não vou referir em pormenor o que se passou por razões óbvias. Assim em notas breves.

O prémio para o melhor sound byte: “Parece que estão aqui a convencer-nos a votar no PS. Mas olhem que aqui são todos socialistas. Não precisam de nos convencer!”

A melhor anedota: “A lista de deputados por Viseu não é importante. Para o cidadão o que interessa são as propostas. ”

Tá bem melga vens de carrinho. Todos ali estavam a pensar e questionar quem é que está na corrida para a lista. Já que o amor pelas primárias serviu para tentar dificultar a vida a Costa, mas já esmoreceu.

A  melhor declaração de amor, uma verdadeira profissão de fé dedicada a António Costa, por um Segurista profundo. A sério ia chorando.

O melhor discurso em termos de propostas de intervenção concretas na campanha e no dia a dia foi  o discurso dos 5  pontos contra a falsidade da direita. 

O prémio para quem te avisa teu amigo é: Só podia ser para a voz da experiência. Para ouvir com atenção.

O prémio para o discurso político da noite.Sem dúvida e reconhecido por todos ( embora alguns a engolir em seco) , foi a intervenção de João Azevedo. Centrada nos problemas da desertificação e do interior e nas apostas do novo quadro de apoio, que esquecem que acima de tudo é preciso criar emprego, apoiar projectos geradores de emprego e que neste momento Viseu ainda precisa ” de obra concreta”.  Claramente marcante.

Afinal os Mangualdenses já gostam de cultura

O trabalho persistente das várias entidades ligadas à cultura, quer privados quer da autarquia está a dar frutos. Todos ouvíamos dizer que não valia  a pena fazer nada, pois os Mangualdenses não ligavam a estas coisas.

Ontem, dois acontecimentos culturais  tiveram casa cheia e qualidade. O espectáculo do maestro Vitorino De Almeida e José Fanha, em formato de café concerto e na senhora do Castelo o ensino articulado da música. Todas as informações que recebi apontam para uma noite de sucesso, com adesão do público e com qualidade. E isto no dia de mais um titulo do glorioso.

Foi preciso sair da culura o tal homem culto, mas de uma cultura bafienta, fechada, esotérica ,embora com laivos do pimba mais foleiro,  para o ambiente mudar.

Infelizmente não pude assistir pois tive de ir a outro espectáculo. Teve muita música, muitos violinos, alguns pífaros, muito teatro e até um declaração de amor e canto litúrgico.

Em Espinho- 1ºEncontro de Pastores Daniel Couto

Realiza-se no dia 6 de junho, às 18h30, no Centro Social de Abadia de Espinho, em Espinho, o 1º Encontro de Pastores Daniel Couto. A iniciativa conta com a presença do Presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), Manuel Marques e do Presidente da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores de Mangualde. A organização da iniciativa está a cargo da Junta de Freguesia de Espinho e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.

 Ovelha Serra da Estrela/ Queijo Serra da Estrela, O.P leite/ Nutrição Animal/ Setor Coop e Reforma da PAC  (pagamentos diretos e PDR 2020) são os três grandes temas a ser debatidos durante o evento.

 O 1º Encontro de Pastores Daniel Couto tem ainda o apoio de todas as freguesias de Mangualde (Abrunhosa-a-Velha, Alcafache, Cunha Baixa, Espinho, Fornos de Maceira Dão, Freixiosa, Quintela de Azurara, São João da Fresta, União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, União das Freguesias de Moimenta de Macieira Dão e Lobelhe de Mato, União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, e União das Freguesias de Tavares).

 PROGRAMA

18h30 | RECEÇÃO

Tema: Ovelha Serra da Estrela / Queijo Serra da Estrela

ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela: Manuel Marques, Presidente

Tema: O.P leite/ Nutrição Animal/ Setor Coop

Coape – Cooperativa Agropecuária Agricultores Mangualde: Rui Costa

 Tema: Reforma da PAC (pagamentos diretos e PDR 2020)

Direção Regional

 20h00 | JANTAR CONVÍVIO

Espetáculo de fim de ano dos alunos do curso profissional de artes do espetaculo

Cartaz do espetáculo dos alunos

Os alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo das Escolas de Mangualde apresentam no próximo dia 5 de junho, pelas 21.30 no auditório do complexo paroquial de Mangualde, o seu espetáculo final do 2º ano. A noite contará com duas partes distintas: a primeira com a mostra de algumas valências do curso, entre elas a poesia, a música e a dança e na segunda parte apresentar-se-á a peça “Variações num ano maior: o reencontro”, texto escrito pelos alunos e encenado pela professora da componente técnica, Maria Aguiar. Convida-se toda a comunidade a assistir!!