Canções da revolução – força companheiro vasco

Canção de Carlos Alberto Moniz e de Maria do Âmparo, dedicada ao General Vasco Gonçalves, primeiro ministro de Portugal em 1974 e 1975, nos II, III, IV e V Governos Provisórios.

Foi a canção de defesa do Gonçalvismo. Digamos que a coloco aqui para agradar aos amigos do PCP. No meu tempo de jovem estava  a oscilar entre a esquerda revolucionária e a transição para posições mais moderadas, mas pecês nunca me convenceram.

Gosto tanto disto .. programa de português

Retirado ao calhas do programa de português em discussão

“Explicitar aspetos da fonologia do português.
1. Identificar processos fonológicos de inserção (prótese, epêntese e paragoge), supressão (aférese, síncope e apócope) e alteração de segmentos (redução vocálica, assimilação, dissimilação, metátese).”

Integrar as palavras nas classes a que pertencem:
a) advérbio: de dúvida, de designação e relativo;
b) conjunção subordinativa: condicional, final, comparativa, consecutiva, concessiva e completiva;
c) locução conjuncional

Aplicar as regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal: em orações subordinadas; na conjugação do futuro e do condicional.
2. Identificar as funções sintáticas de modificador do nome restritivo e apositivo.
3. Identificar processos de subordinação entre orações:
a) subordinadas adverbiais condicionais, finais, comparativas, consecutivas e concessivas;
b) subordinadas substantivas completivas (função de complemento direto).

—————- Existem coisas bem piores

É pá… senhores especialistas… a sério eu só quero que os alunos consigam ler, compreender o que estão a ler  e escrever… prá aí  10 linhas com principio meio e fim. A sério. … Façam isso e chega

 

As coisas andam cada vez mais complicadas na área da Saúde .

Na sexta fui ao IPO de Coimbra para um tratamento de rotina. Consegui saber também os resultados de exames feitos em fevereiro e está tudo bem. A consulta tinha sido adiada, mas recebi a informação que os resultados tinham sido analisados e assim a consulta pode ser feita mais tarde.

Como tenho dito sempre fui bem tratado no IPO de COIMBRA, onde médicos, enfermeiros e funcionários fazem um trabalho complicado e com condições que nem sempre são as melhores. Tenho, no entanto, notado ao longo dos tempos que as dificuldades aumentam.

E desta vez isso foi claro. Pela primeira vez, assisti a pequenas discussões na sala de espera entre doentes ou familiares com os funcionários por causa de dificuldades de marcação de consultas ou adiamento das mesmas. Uma referia que o médico a mandou fazer uma consulta complementar na Covilhã, mas afinal teria de esperar um ano pela consulta nesse hospital, outra discutia a mudança de médico.. coisas assim.

Em conversa com algumas pessoas percebi que o número de doentes está a aumentar, que as prometidas obras nunca mais se fazem. Os médicos têm a lista totalmente preenchida e acabam por obviamente ter de dar prioridade aos que estão em tratamento de quimio e aos que estão com mais necessidade de controlos.

O IPO recebe cada vez mais doentes em função de algumas organizações e outros hospitais não recebem doentes que eles tentam enviar. A doença também está a aumentar e os novos casos surgem em todo o lado. Está a começar a “rebentar pelas costuras”

Não restam dúvidas… as politicas do Macedo d do PSD de destruição do serviço público de saúde vão dando resultados. Os profissionais são bons, melhor muito bons, mas precisam de condições.

Canções da revolução – Somos Livres

Não podia faltar . Somos livres. Ermelinda Duarte estava ligada a programas de televisão destinados a crianças. Creio que este tema, tem algumas carateristicas das canções infantis.  Na altura apesar do grande êxito do tema, existiu uma certa controvérsia. Achava-se que o tema era pouco revolucionário, não “batia o punho , não era radical” .. esquisitices

O UMBIGO fechou portas. É pena

O blogue Educação do Meu Umbigo de Paulo Guinote suspendeu as suas atividades.

Paulo Guinote vinha já a demonstrar um certo cansaço. Como o compreendo, à minha modesta condição e sem estabelecer paralelismos.

Não estando na memsa linha de pensamento político, não concordava com muitos dos textos que publicava. Mas, reconhecia o valor e a validade de muitas posições. Por isso acho que faz muita  falta.

Nos últimos testos Guinote falava de uma discussão sem sentido entre o PS e o PSD na educação, pois defendiam mais ou menos a mesma coisa. ( um claro erro do Paulo Guinote. Diz também que o seu blogue se tinha transformado numa caixa de lamentações. Os professores vinham descrever situações que viviam, vinham denunciar situações,  vinham criticar de forma aparentemente muito corajosa mas depois… nas escolas eram uns cordeirinhos.

Nisto Guinote tem toda a razão. Onde andam os Professores em Luta… já foram… AAlguns até estão na rua… despedidos… agora são servos e serviçais. Falam…. mas às escondidas, que pode ouvir o inspetor, pode ouvir o diretor… pode ouvir aquela que se dá bem com o diretor…

E depois Guinote tem um problema que não conseguiu resolver. Depositou esperanças em Crato e saiu-lhe pior que a encomenda. Quer criticar Crato, mas sabe que ajudou a colocá-lo lá. Ele sabe que a Maria de Lurdes era uma santa ao pé do Crato. Mas não consegue dizê-lo.  Não consegue fazer a rutura com o passado.

Mas é pena . Espero que encontre um novo projeto rapidamente , pois vozes como a dele não devem estar caladas

 

Inauguração do CIDEM – Agora mãos à obra

Esta bonito o velho Grémio. Por dentro por fora. Agora é trabalhar e criar.

Inauguração

Momento da Inauguração

A Câmara Municipal de Mangualde inaugurou ontem, 26 de março, o CIDEM – Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, o mais recente projeto da autarquia e que promete desenvolver a economia. A sessão contou com a presença de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC, de José Morgado Ribeiro, presidente do Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões – CIM, de Francisco Carvalho, presidente da Associação de Desenvolvimento do Dão, e de João Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Mangualde. Situado na Rua do Grémio, em Mangualde, o CIDEM vai alavancar o concelho, funcionando como acelerador de projetos de inovação. “Este centro será um motivador, um dinamizador, um potenciador do empreendedorismo. Demos vida a um espaço recheado de história mas que estava velho. Ganhou agora uma vida que vai alavancar a economia e os diversos setores da economia. Temos de apostar nos setores onde somos fortes, nos nossos produtos endógenos” considerou o presidente mangualdense.

 Este empreendimento nasceu da reconversão de um histórico edifício de 1905, o antigo Grémio, localizado no coração da cidade de Mangualde, doado pelos membros do Grémio, e perante os quais a Câmara Municipal de Mangualde se sente grata. Esta gratidão fica para sempre refletida numa placa de agradecimento colocada e descerrada ontem no CIDEM.

 O CIDEM é um projeto que tem como parceiros a Patinter SA, Felmica SA, Peugeot Citroen Automóveis Portugal SA e Sonae Indústria SA, e onde foram investidos 500 mil euros, com uma comparticipação de 85% por fundos comunitários. “Pretendemos que funcione como um serviço de proximidade a jovens e menos jovens, que queiram criar o seu próprio negócio e contribuindo para a alavancagem do concelho”, sublinhou João Azevedo que acredita que este centro é também uma forma de “mobilizar os mais jovens, no sentido de tentar novas oportunidades, novos negócios através da inovação e criatividade, evitando que saiam do concelho”.

 Na inauguração o presidente mangualdense destacou ainda o facto de Mangualde ser um concelho muito vocacionado para o setor empresarial, com grandes empresas nacionais. “No entanto, é necessário arranjar outras alternativas, novos negócios, que acredito que vão surgir rapidamente”, mencionou.

 PROGRAMA OPERACIONAL CENTRO 2020

Ainda neste dia decorreu a apresentação do Programa Operacional Centro 2020, um projeto tem como base uma estratégia de desenvolvimento regional partilhada e construída através de uma forte mobilização de todos os parceiros regionais. A iniciativa teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves de Mangualde, pelas 21h00.

Saiba-se que para o período 2014-2020, o Programa Operacional da Região Centro terá uma dotação de 2.155 milhões de euros, dos quais 1.751 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 404 milhões de euros do Fundo Social Europeu (FSE).

Afinal a lista VIP existe mesmo

Fonte Observador

Segundo o jornal: ” Um relatório da Direção de Auditoria do Fisco confirma a existência de uma Lista de Contribuintes VIP, uma ideia que, segundo o documento, surgiu após as notícias sobre o percurso fiscal do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o caso Tecnoforma. O PS voltou a insistir que o secretário de estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, devia ser “demitido”.

Segundo a revista Visão, a lista será composta por nomes expressivos de várias áreas da sociedade, incluindo a classe política. Alegadamente, o documento pretendia que os dados fiscais dos membros da lista não fossem consultados com a mesma facilidade de outros contribuintes pelos funcionários. Esta indicação consta de um relatório da Direção de Serviços de Auditoria Interna que data de novembro do ano passado.”

Perante isto qual a dúvida? Para mim nem acho mal a existência de uma politica cuidadosa de acesso à informação. Agora dizer que não sabia ou que não existe é que é parvoíce. Só lhe resta a demissão.