Ora cá estou eu a fazer propaganda ao governo.

É verdade…. Eis aqui o vídeo do governo de promoção da BTL e do turismo. Eu como sou uma pessoa que pensa no bem de Mnagualde e do País mostro tudo. Como quem não quer a coisa passem pelos 50 segundos.


Lá vão os rapazes que são tu cá tu lá com o Seééérginhoo , bem como a rapaziada do Viva e os que não têm despertador ( eu sei estou a repetir-me  pois são os mesmos) fazer um telefonema a pedir para alterarem o vídeo. Então que vergonha. Coisas do governo e mostram estas pessoas…

António Costa comunica com os militantes

António Costa enviou uma mensagem aos militantes do PS. Realmente com o lambebotismo da comunicação social em relação ao governo, esta começa a ser a única formade fazer chegar mensagens aos militantes e simpatizantes. O tetxo é o seguinte:

“Fico perplexo que pensem que a oposição ao governo me impede de defender o pais. E que ao dirigir-me a investidores estrangeiros, no exercício de funções institucionais, em vez de valorizar os fatores positivos de Portugal, me centre no aumento da pobreza, do desemprego, da emigração, da estagnação económica, dos cortes de salários e pensões.

Para destruir a confiança já basta o governo. Não confundo oposição com bota abaixismo.

Todos sabem bem o que penso do estado do pais e da urgência de mudar de politicas e de governo. Por mais que digam, não alteram a dura realidade, que a Comissão Europeia confirma: Portugal mantem desequilíbrios excessivos, que determinam vigilância reforçada; Cortes nos apoios sociais afetaram mais os mais pobres; e foi o país que sofreu maior aumento da pobreza (mais 210.000 pessoas). A essa realidade respondemos com a nossa alternativa.

Antonio Costa”

António Costa está a ser vítima de uma erseguição em toda a linha. São os jornais, obedientes, é o aproveitamento do caso Sõcrates, são as falsidades dos Melos e afins, são os seguristas radicais, são os socialistas digamos.. “afogueados” . Alguns socialistas pensam que é fácil ganhar. Não é meus senhores. nada fácil.

António Costa definiu claramente um rumo para  sua postura. Não se vai afastar dele. Para ganhar não pode andar sempre a dizer mal de tudo e todos, nem em manifestações. tem de manter a sua postura de estadista. Agora ver socialistas furiosos a querer que Costa diga aos chineses para fugirem com o dinheiro é ridiculo. Ver socialistas a fazer o papel de Melos e relvas , isso não… Continue reading

Mangualde na BTL

A Câmara Municipal de Mangualde marcou presença em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Integrado no Stand do Turismo do Centro de Portugal, o município deu a conhecer, ontem (dia 25), a sua doçaria regional e tradicional e apresentou o projeto “Feira dos Santos 2015”. O certame, que constitui uma referência internacional, realiza-se de 25 de fevereiro a 1 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O momento contou com as presenças de Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, e de João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde. A BTL contou ainda com a apresentação do vídeo relativo ao ‘Turismo 2020 – Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo de Portugal’ (Vídeo aqui).

 Durante o espaço dedicado ao município de Mangualde foi possível degustar algumas das melhores especialidades da doçaria regional, nomeadamente, os “Pastéis de Feijão”, as “Cavacas de Mangualde” e as “Queijadas de Mirtilos”. Neste certame foi ainda apresentada a “Feira dos Santos 2015” que este ano decorre nos dias 7 e 8 de novembro. A apresentação esteve a cargo de António Tavares do Gabinete de Gestão e Programação do Património e Cultura da autarquia mangualdense.

 Com a participação neste certame a autarquia teve como objetivo apresentar o território do Município de Mangualde, outrora Terras de Azurara e Terras de Tavares, através dos vestígios e testemunhos materiais e da documentação histórica, numa panorâmica histórica que se inicia com os primeiros habitantes daquele espaço e evolui até aos dias de hoje. Foi neste contexto, definido pela História e por ela enquadrado, que se apresentou a Feira dos Santos, nascida há cerca de 300 anos. Constituindo o evento mais antigo de que há memória no Concelho de Mangualde, a Feira dos Santos é, na realidade um bem do património Imaterial que tem evoluído e sabido adaptar-se às exigências e novas formas de fazer comércio. Autêntico ponto de atração e concentração de pessoas e bens é na atualidade uma marca de Mangualde e das suas gentes.

 A BTL comemora este ano a 27ª edição e a Comissão Organizadora tem como objetivo consolidar o crescimento alcançado em número de visitantes, expositores e compradores internacionais, prevendo receber perto de 70 mil visitantes em cinco dias

Com dedicatória à rapaziada do “Acorda”

Cá vai uma republicação de um texto dedicado carinhosamente à rapaziada que por aí anda com dificuldades em “Acordar”.

Estejam descansados… todos temos despertadores … não gostamos nada das paragens no tempo que vivemos no passado.

E prontosss façam lá a festa…Podem anunciar .  Mas não sejam envergonhados… dar a cara é bonito.

……………………………………………….

Já aqui dei conta das preocupações dos deputados do PS Viseu relativamente ao plano de proximidade – plano Juncker. Afinal está tudo por definir, algumas obras já deviam ter começado… outras não são nadinha claras.

O secretário de estado Sérgio Monteiro é bem conhecido pelas suas posições dúbias. Ora está de um lado ou do outro. Umas vezes diz umas coisas, outra vez outras. Fiel parceiro do governo PS nas PPP, foi depois encarregado de as destruir. Contra as PPP, mas de vez em quando, assume que afinal vão ser feitas mais. Era contra o TGV, agora vamos ter por aí algures um TGVzinho.

Em 4 anos parou obras e pouco fez mas agora em 4 meses tudo será feito. Alguns jornalistas(???) de Mangualde foram tentar saber novas… na capital. Foram passear. Se tivessem lido os documentos era fácil perceber.

A verdade é que em fevereiro de 2014 dizia, Sérgio Monteiro, dizia “ As obras do pacote de infraestruturas não terão fundos comunitários.” ( IC12 e IP3). Dito de outra forma: Não se faz. Foi o PSD e Sérgio Monteiro que deixaram cair o investimento no IC12.

texto de José Miguel Silva – jornalista

Agora na “Project list” para o distrito de Viseu – Plano Juncker – a coisa fica um pouco diferente. E quiçá algumas pessoas de Viseu não vão gostar.

Primeiro deixa cair o IC12. Agora em 4 meses e, sendo o possível candidato pelo PSD do distrito de Viseu a deputado, quer mostrar obra. Melhor dito … esperanças de obras futuras com fundos europeus, que afinal podem salvar a situação. Afinal contrariamente ao que dizia em Fevereiro já poderão, eventualmente, quiçá, talvez.. existir fundos comunitários.

Mas isso vai ser dito agora. Como sempre com este secretário… hoje é não, amanhã sim, depois nim… depois não… etc etc etc… nunca se sabe.

Chumbos??? ou mais uma machadada na educação

Voltou a discussão  em torno das reprovações dos alunos. Vou ser franco. Do ponto de vista teórico, até admito que seja uma boa solução. A verdade é que o aluno que reprova é abandonado. Numa realidade cultural diferente e numa realidade escolar diferente, até seria a favor desta medida. Com escolas pequenas, com turmas pequenas, com serviços de apoio, com professores especializados na recuperação, com escolas flexíveis que permitissem mudanças de alunos das turmas com facilidade, até poderia ser uma boa solução. Mas nada disso acontece em Portugal. E sobretudo estamos a falar da cultura “TUGA”. Se não reprovo, então não faço nada… ganho o mesmo…passo.

A reprovação ainda é o único poder que vai restando para que se consiga impor alguma ordem no caos criado.

As escolas vivem hoje uma situação aberrante. Sobretudo, mas não só, no ensino básico a verdade é que pura e simplesmente não existe escola. Existe um armazém que guarda alunos. Não ensinamos NADA. (Com exceções evidentemente.)

O professor esgota-se a tentar manter a disciplina e a ordem na sala. E atenção que não me refiro aos casos graves. Não vejo por aí agressões, ou tentativas de conflito. Não é isso. Trata-se apenas da total falta de compreensão “do estar na sala de aula”. Trata-se apenas da enorme dificuldade de provocar nos alunos o raciocínio lógico, o encadeamento de ideias e a resolução de problemas. O aluno copia e decora  e pouco mais. O professor passa o tempo a tentar mandar calar os alunos e cada vez mais os professores estão fartos.

E não me venham com a história das tecnologias e das teorias pedagógicas. Disso percebo eu e, percebem os professores. Sendo certo que os professores utilizam de forma errada as tecnologias, a verdade é que o aluno não quer saber das tecnologias para nada. Transformar o computador numa ferramenta de trabalho é algo que não imaginam ser possível. Nós não queremos dar as famosas aulas à antiga. Só queremos “ensinar” alguma coisa. Nem me falem em motivação.  Os professores já fazem o pino e dão um salto mortal à retaguarda e nada motiva mais que 2 minutos de atenção do aluno .

Na situação atual só posso ser contra medidas como esta do fim das reprovações. Na situação atual só posso ser contra medidas que tudo desculpam aos alunos. Só posso ser contra o discurso do coitadinho que tem problemas em casa. E os professores? Não têm problemas???

Ou seja, primeiro discuta-se e resolva-se o problema da ordem e da disciplina. Depois falamos do resto. A menos que se pretenda outra coisa. Os pais percebem que se querem dar um futuro aos filhos mandam-nos para os colégios. Será isso que está por trás do discurso que reaparece do fim dos “chumbos”?

AZURIBIKE – Apresentação oficial da equipa

Decorreu no passado dia 21 de Fevereiro, no Centro Comercial Palácio do Gelo, em Viseu, a apresentação oficial das equipas que irão competir na 8ª edição do Campeonato Regional do INATEL – Up and Down.

BikesO Clube Azuribike Mangualde Team efetuou a sua apresentação, juntamente com outros 14 Clubes do Distrito de Viseu. Serão cinco, as equipas que o Clube Azuribike irá apresentar em competição, designadamente, uma na vertente Maratona e quatro na vertente Meia-Maratona, totalizando 50 atletas. O clube parte assim para mais uma época desportiva, encarando este campeonato como um dos objetivos principais, onde obteve nos anos anteriores resultados bastante favoráveis a nível coletivo e a nível individual.

Ser profissional por um dia

Vinte alunos do 9º ano do concelho de Mangualde tiveram a oportunidade de “Ser por um dia…” o profissional que desejam ser, vivenciando o dia-a-dia da profissão escolhida. A iniciativa, que tem vindo a ser desenvolvida anualmente, resulta da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde e realizou-se nos dias 19 e 20 de fevereiro.

 Esta ação tem como principal objetivo aproximar os alunos da realidade de trabalho, promovendo a vivência do quotidiano da profissão escolhida por cada um dos alunos selecionados pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde. Assim, militar/policia, médico, enfermeiro, engenheiro do ambiente, médico veterinário, pasteleiro, bombeiro, fisioterapeuta, fotógrafos, técnico de vendas informática e médico pediatra foram as profissões escolhidas por estes alunos. E de forma a implementar o projeto, os alunos foram acolhidos por instituições e profissionais que os acompanharam nesta aventura: GNR, Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, Câmara Municipal de Mangualde, Pastelaria Princesa do Castelo, Bombeiros Voluntários de Mangualde, Azurphisiovida, Flash Me e Click Digital, Desinel e Clínica Materno Infantil ASIAD.