Elementos de Viseu eleitos para os órgãos nacionais

Eleito para a mesa da Comissão Nacional

João Azevedo foi eleito para a mesa da Comissão Nacional que como se sabe dirige os trabalhos do órgão.

Acácio Pinto foi eleito para a comissão política.

Fazem parte ainda da comissão nacional os seguintes elementos de Viseu :  João Azevedo, Adelaide Modesto, Elza Pais, João Nuno Mendes, Fernando Cálix, João Rebelo e José Rui Cruz ( do lado de António Costa) e José Junqueiro, João Tiago Henriques, Marisabel Moutelo, João Ribeiro e Miguel Ginestal.( do lado de Seguro)

Resultado histórico no ranking das escolas

Já o afirmei dezenas de vezes que não ligo grande coisa aos rankings. Preparar para exames é apenas isso . .. preparar para exames. (educar é outra coisa). Mas estes dados retirados do DN são históricos.

No ensino secundário:

Distrito de Viseu – Secundário

Pela primeira vez ( creio ) Mangualde fica à frente da Alves Martins e das Escolas de Viseu e ocupa o primeiro lugar distrital. Saliento também a grande subida ( e merecida) de Penalva Castelo que tradicionalmente ocupa um dos últimos lugares no distrito. Ou seja as fábricas de explicações desta vez perderam, ou então passaram a receber os alunos de outros locais.
Alunos e professores estão de parabéns.

3ºCiclo

Ensino Básico

Aqui a ocupamos a segunda folha em 23º lugar distrital.( no entanto aqui os colégios aparecem em força). Considerando que se atingem níveis positivos e não tendo aqui termos de comparação com anos anteriores, creio que os resultados também são bons

Já no 2º ciclo as coisas não estão tão bem pois temos médias negativas e no 1º ciclo é de destacar a escola de Chãs de Tavares que surge próximo do 20º lugar.

Podem consultar estes dados aqui

Limites à circulação em Ponte de Alcafache, Aldeia de Carvalho e Casal Sandinho

mapa de limites à circulação

A partir de 1 de dezembro, começará a ser aplicada a sinalização que visa limitar a circulação de veículos pesados de mercadorias superiores a 20 toneladas brutas na ponte de Alcafache, Aldeia de Carvalho e Casal Sandinho, por forma a  adequar a circulação de trânsito às características da rede viária e dar melhor qualidade de vida aos residentes dessas localidades.

Sócrates reafirma inocência

Do Jornal Público

O Circo continua. As telvisões e jornais passam horas sem nada dizer .AH e o DDT foi hoje sujeito a buscas . Meses depois para ter tempo de destruir qualquer prova… enfim

Hoje os jornais publicam uma pequena carta de Sócrates. Gostei do conteúdo, da reafirmação da inocencia, da coragem e vontade em engrentar a canalhice.

Vejamos alguns pormenores:

“A minha detenção para interrogatório foi um abuso e o espectáculo montado em torno dela uma infâmia; as imputações que me são dirigidas são absurdas, injustas e infundamentadas; a decisão de me colocar em prisão preventiva é injustificada e constitui uma humilhação gratuita.”

“Não tenho dúvidas que este caso tem também contornos políticos e sensibilizam-me as manifestações de solidariedade de tantos camaradas e amigos. Mas quero o que for político à margem deste debate. Este processo é comigo e só comigo. Qualquer envolvimento do Partido Socialista só me prejudicaria, prejudicaria o Partido e prejudicaria a Democracia.”

Este último parágrafo é particularmente importante e espero que seja compreendido por todos aqueles que gostariam de uma intervenção mais ativa. Sócrates sabe porque diz isto.

Afinal o que podemos fazer em relação a José Sócrates?

Todos nós, socialistas,  desejamos certamente agir em defesa de Sócrates. Devemos, no entanto, ter muito cuidado.
Fazer coisas por impulso dá mau resultado e pode prejudicar a defesa de José Sócrates. Lembrem-se que qualquer manifestação a favor, seria seguida por outra da direita (aliada ao PCP) maior que a nossa. Qualquer precipitação permite a acusação que se está a interferir na justiça , que se está a colocar em causa a ordem pública.
Creio que devemos todos aprender com o que se passou com o caso “Casa Pia”. Por exemplo Paulo Pedroso foi ilibado , teve direito a indemnização… e depois… todos o consideram culpado. Não esperem milagres. Sócrates vai passar anos em prisão preventiva. Eles vão tentar humilhar ao máximo. Portanto, temos de ir convencendo os Portugueses e isso não se fará com agressividade, nem com manifestações.
Devemos ler com muita atenção os textos das figuras principais que sempre estiveram o lado de Sócrates e perceber a estratégia. Estarmos fortes no partido, unir o partido, relembrar o trabalho positivo de Sócrates e do seu governo e exigir explicações é o nosso papel. Insistir na defesa de Sócrates e do trabalho do seu governo é o nosso papel. Apontar as contradições do processo é o nosso papel. Tudo o resto deve ser feito com muito cuidado para não prejudicar José Sócrates.

E vou mais longe. O principal contributo que podemos dar é fazer com que o PS ganhe e retire esta escumalha do governo. Para isso o apoio a António Costa, que está numa posição muito complicada é fundamental. Seguir a estratégia em conjunto é fundamental.

Não estamos no PREC. Temos muitas armas que podemos usar bem. Podemos fazer opinião. Deixem-nos poisar… cá estaremos. Mas não vamos entrar no jogo das “cabras” e afins…

Coincidências jurídicas

«TAL PAI, TAL FILHA E TAL FILHO: ASSIM VAI A JUSTIÇA EM PORTUGAL…

José Marques Vidal (o pai), magistrado, foi Vice-PGR e Director Nacional da PJ, escreveu textos reaccionários no semanário «O Diabo» e brindou-nos um dia com esta pepita na TVI: «Há uma classe que eu abomino: é a classe política».

Joana Marques Vidal (a filha), é a Procuradora-Geral da República nomeada pelo PR, Cavaco Silva, sob proposta do primeiro-ministro, Passos Coelho, para substituir Pinto Monteiro, odiado pelo pai, pelo filho, pelo PPD e pelo CDS.

João Marques Vidal (o filho) destacou-se como procurador do DIAP de Aveiro, no processo «Face Oculta», reclamando a publicação das escutas a José Sócrates mandadas apagar peolo então PGR, Pinto Monteiro, e pelo então presidente do STJ, Noronha do Nascimento. Queria extrair uma certidão dessas escutas para processar José Sócrates por atentado ao Estado de Direito.

Portugal está, hoje, completamente nas mãos da direita mais reaccionária: na Presidência da República, no Governo, na Assembleia da República, na Justiça, na maioria dos órgãos de Comunicação Social, e por aí fora.
A Justiça não é completamente cega, é zarolha…» Por Alfredo Barroso

Orgulhosamente Socialista e orgulhosamente Socrático

Sócrates em Mangualde

Não tenho dúvidas que José Sócrates sabia que ia ser preso à chegada. Se os jornalistas sabiam, se alguns políticos sabiam… certamente foi avisado. MESMO ASSIM , VEIO! Logo veio disposto a lutar.

Ou seja, Sócrates vai ter o que pediu, o que sempre pediu: Possibilidade de de se defender.
Vão ser tempos complicados, para ele e para nós que o apoiamos.

Vamos ouvir muito asneira. Sócrates será constituído  arguido e  poderá ser ou não acusado. ( provavelmente sim). Que ninguém espere milagres.

Por mim mantenho o que disse no início do dia :

1-Solidariedade com Sócrates;
2-Acreditarei sempre na inocência de José Sócrates, até ao dia em que seja ele a dizer que cometeu os crimes;
3-José Sócrates foi o melhor primeiro ministro de Portugal;
4-Unidade no PS e esperança de solidariedade por parte do PS, mas unidade em torno do novo secretário geral.
E acrescento agora
5-Não esquecer que o PS está acima de qualquer SG. E assim sendo, o PS poderá tomar algumas posições que nos vão desagradar. Mas que são provavelmente necessárias. É que depois do que aconteceu nestes dias e vai continuar a acontecer tudo ficou mais difícil
6-Compete-nos ser a base de apoio e de solidariedade a Sócrates, mas acima de tudo ser SOCIALISTAS . Orgulhosamente Socialistas e  orgulhosamente Socráticos

Sim, solidário com Sócrates é claro

Todos sabíamos que mais dia menos dia chegaríamos a esta situação. Ela vem no momento certo para prejudicar o PS e António Costa. A campanha de intoxicação estava a aumentar e a direita insistia na ligação.

Mais do que dizer que neste momento Sócrates é inocente até chegar ao fim o julgamento a minha mensagem é outra.

Sócrates foi o melhor primeiro ministro de Portugal desde a democracia. Estou solidário com Sócrates e acreditarei sempre na sua inocência. Até ao dia em que ele próprio afirmar o contrário. Só isso me fará mudar de opinião.

Espero que o PS saiba ser solidário