Dia 31 – inauguração da Feira dos Santos

FOTO CMM

Amanhã, sexta-feira, dia 31 de outubro, arranca mais uma edição da secular Feira dos Santos que se prolongará até dia 2 de novembro. A cerimónia de abertura está marcada para as 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, e contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário. Promovido pela Câmara Municipal de Mangualde com o apoio do Crédito Agrícola Vale do Dão e Alto Vouga, o certame decorre no centro da cidade sob o lema «Da Tradição à Modernidade».

E não seria melhor acabar com as quotas no PS

O PS prepara-se para eleições para secretário geral e congresso. Cá continuamos na brincadeira criada pelos seguristas.

Espero que o número de militantes com quotas pagas tenha aumentado significativamente. Sim porque como sempre disse eu não escondo as minhas opiniões. O que digo em privado digo em público. ( sim mas não digo em público o que os outros disseram em privado, nem em conversas com a rapaziada do PSD – histórias.. sim histórias …)

O problema está em saber o que foi feito para convencer as pessoas a pagar as quotas e reforçar assim o peso de Mangualde nas estruturas e sobretudo saber o motivo porque alguns deixaram de pagar. Muito provavelmente devido a divergências sobre os rumos do partido. E é necessário trazer de volta alguns  desses ilustres militantes que tanto deram ao partido no passado.

No entanto, temos agora um problemazito. A alteração dos estautos com a  consagração das primárias. E se eu concordo com primárias para os órgãos certos ( deputadas, autarcas…), e acho ridiculo primárias para escolha de candidato a primeiro ministo, considero que esta situação coloca em causa a questão das quotas. Então os militantes pagam e os simpatizantes têm os mesmos direitos??? Não pode ser.

Assim sendo, é tempo de acabar com as quotas. Acabam-se as entradas estranhas de dinheiro, acaba o poder de alguns “jagunços” ( como gostavam de dizer os seguristas), acabam os votantes mortos…

Os partidos devem ver a sua acção paga pelo estado, como custo normal da democracia e por uma retenção percentual a todas as verbas recebidas por eleitos pelo PS. Foste eleito pelo partido então uma percentagem reduzida é certo das senhas e vencimentos é entregue ao partido. Acho que deve dar para as despesas.

Era uma alteração aos estautos que gostava de ver. E que poderia ajudar a aumentar a militância e a discussão política no partido.

Finalmente a OBRA foi concluída

Foi hoje inaugurada a requalificação da avenida da Senhora do Castelo. Uma obra que engrandece Mangualde e os Mangualdenses.

Momento do discurso

Mais de 100 pessoas juntaram-se para acompanhar a cerimónia num dia abrasador. Presentes figuras religiosas, o deputado Acácio Pinto,  vereadores, antigos presidentes de câmara, antigos e atuais presidentes de junta, representantes de várias institruições.

João Azevedo fez questão de ler de forma emocionada em excerto da ata de 1981 onde a autarquia definia o lançamento de um estudo sobre a construção da avenida. Eramos tempos de Mário Videira Lopes, um grande autarca socialista. E foi outro grande autarca do PS, João Azevedo que conseguiu reunir as condições e requalificou a avenida.

Pelo meio algumas ideias mas obra feita nada….

Em Pedra e sobre o granito do monte

João Azevedo salientou que esta é a obra marcante do mandato. Não é uma obra qualquer: É a “OBRA”. Para o progresso e desenvolvimento de Mangualde e para a qualidade de vida dos Mangualdenses.

Instituições religiosas apanhadas pela falência do BES – também pela nossa terra

 Não foram apenas os treinadores e jogadores de futebol que foram apanhados na frude monumental do BES. Não foi apenas a PT  e outras grandes empresas. Tambem o sector mutuzlista, cooperativo e social acabou por ficar envelvido e pode vir a perder avultadas quantias . Até se pode dizer que nem o Espirito Santo as salvou.

Em alguns casos e segundo vem no DN , os valores não deixam de ser muito avultados  e atgé um pouco exagerados para o tipo de instituições.

Assim e e citando do DN: “A crise do Grupo Espírito Santo arrastou quatro instituições católicas, que subscreveram empréstimos obrigacionistas. Foi o caso das “Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus no Espírito Santo”. Esta IPSS, assim como a sua proprietária, a “Província Portuguesa da Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus”, colocaram quase um milhão de euros em obrigações da Espírito Santo Financial (Portugal), a holding que controlava o setor financeiro e os seguros do grupo Espírito Santo. Agora, ambas e mais 158 pessoas e empresas estão no Tribunal do Comércio de Lisboa a reclamar, ao todo, 330 milhões à ESF.”

Também Mangualde não escapou: Mas há mais duas instituições católicas a figurar na lista de credores da Espírito Santo Financial: A Fábrica Igreja Paroquial de Mangualde, outra instituição de solidariedade social, que figura na lista de credores, reclamando 321 mil euros. Segue-se a Fundação Santo Nome de Deus, também com um crédito obrigacionista no valor de 44 mil euros.”

Estas instituições movimentam muitas verbas na sua atividade, pelo que o investimento financeiro deve ser feito. Têm um papel fundamental do ponto de vista social substituindo-se em muitos casos ao papel do estado. E como qualquer outra “empresa” as coisas correm bem ou mal.  Espero que consigam recuperar algum dinheiro. Mas não deixa de ser um pouco estranho pensar lá nas freiras a movimentar um milhão de euros em obrigações. ( ao menos colocavam em depósitos a prazo)

Uma coisa é certo o caso BES ainda vai trazer muitas surpresas.  Perdem as instituições e perdemos nós que vamos ( já estamos ) pagar a nacionalização. E o efeito dominó está por todo o lado.

Inauguração da avenida da Senhora do Castelo … uns prometem…

Nova Avenida da Srª do Castelo

A recuperação foi prometida por muitos. Até se marcou data para a sua conclusão. Até se dizia em atas que se tinha “falado” com uns amigos.

Mas … uns prometem… outros falam… João Azevedo cumpre. Assim:
“Realiza-se no próximo Sábado, dia 25 de Outubro, pelas 15h, a cerimónia de Inauguração das obras de Requalificação da Avenida Senhora do Castelo.
Esta intervenção vem conferir àquela zona da cidade a centralidade, dignidade e qualidade que merece e que merecem todos os Mangualdenses.”

Este professor deve ser o máximo … mais de 90 escolas o desejam

Relembre-se . Este professor desistiu do concurso atempadamente e de forma correcta, pois foi colocado nos Açores e aceitou a colocação. Comunicou por mail, vários telefonemas, mensagens para todo lado.  Foi notícia nos jornais. Devia ter sido retirado das listagens. Apesar de todos os avisos e mensagens não foi. Agora que as listas passaram para as escolas foi colocado em 88 escolas no dia de ontem.  Entretanto já ultrapassou as 90 pois está a ser colocado nas escolas em que ocupava o segundo lugar. São centenas e centenas de chamadas e mensagens. Já não pode declarar não aceitação de horário. Ou seja cerca de 2500 alunos sem aulas por causa desta situação. E a brincadeira continua

Leia aqui para ver como o PSD é incapaz de fazer um concurso de professores.

Leiam .. vale a pena

Acácio Pinto faz parte da COC do congresso do PS … ou passo a passo..

A reunião da comissão nacional do PS realizada no dia 14 de outubro  elegeu a COC (Comissão organizadora do congresso) do XX congresso Nacional do PS.

Esta será presidida por Joaquim Raposo e integrada pelo deputado viseense Acácio Pinto, Maria da Luz Rosinha, Castro Fernandes, Pedro Vaz, Sónia Sanfona e José Manuel Mesquita.

………………..

Tenho a impressão que conheço algumas pessoas que não gostam nada disso…