O curso de máquinas de rasto em incêndios florestais

Sessão no terreno

Mangualde foi a localidade escolhida para acolher o curso de máquinas de rasto em incêndios florestais, integrado no Treino Operacional integrado na Carreira de Bombeiro. Para dar corpo ao protocolo o Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, foi recebido hoje pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo. O curso realiza-se nos dias 28 e 29 de abril e repete-se a 17 e 18 de maio, num total de 16 horas e é organizado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

 A formação destina-se aos comandantes dos Corpos de Bombeiros, que no final da ação devem ser capazes de identificar as principais componentes de uma máquina de resto, definir combate direto, indireto e paralelo a incêndios florestais com máquinas de rasto, explicitar a forma como uma máquina de rasto se integra numa frente ou setor de trabalho no T.O., definir as funções do Chefe da Máquina, do marcador de linha e da manobra da equipa de apoio á máquina, definir os princípios básicos para construir uma linha de contenção com máquina de rasto e o fluxograma do pedido de ativação de máquinas de rasto pelo COS.

FonteCMM

——————

O tipo com ar de queque estragado dizem que é secretário

 

 

Vinhos do Dão premiados no “Challenge International du Vin – Bordeaux”

 Na edição de 2014 do Challenge International du Vin, que decorreu em Bordéus nos dias 04 e 05 de Abril, a Região Demarcada dos Vinhos do Dão obteve cinco medalhas de ouro, uma medalha de prata e seis medalhas de bronze.

As Caves da Montanha conquistaram uma medalha de ouro com o vinho Quinta da Gandara – Touriga Nacional 2010 e uma medalha de bronze com o vinho Quinta da Gandara 2011.

A Quinta da Ponte Pedrinha viu o seu vinho Quinta da Ponte Pedrinha 2007 ser premiado com uma medalha de ouro.

A Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazém arrecadou uma medalha de ouro com o vinho Tazem – Grande Escolha 2010 e uma medalha de bronze com o vinho Tazem Touriga nacional 2011.

A Casa da Passarella recebeu duas medalhas de ouro com os vinhos Casa da Passarella Vinhas Velhas 2010 e Casa da Passarella Reserva Abanico 2010.

A Sogrape conquistou uma medalha de prata com o vinho Quinta dos Carvalhais Touriga Nacional 2011 e uma medalha de bronze com o vinho Callabriga Reserva 2011.

O Grupo Enoport recebeu duas medalhas de bronze com os vinhos Catedral Reserva 2012 e Solo Reserva 2012; o vinho regional Terras do Dão, D. Fuas Reserva 2012, também do Grupo Enoport, foi premiado com uma medalha de ouro.

A Udaca arrecadou uma medalha de bronze com o vinho Tesouro da Sé Private Selection 2009.

O Challenge International du Vin é um dos concursos mais importantes e com maior reputação no mundo. Todos os anos, cerca de 800 membros do júri provam mais de 5.000 vinhos provenientes de 38 países.

Fonte: CRVDÃO

As medalhas … uma obra de arte

AS medalhas de campeão- foto retirada da benfica TV- Facebook

Como se pode verificar a medalhas foram um dos momentos altos da festa.

Mas tivemos mais: fica para a história o ataque de um segurança a Jorge Jesus que terá sido confundido com um adepto, e a nabice de alguns ditos jornalistas. As perguntas eram  fabulosas e inovadoras. E então aquele jornalista que desesperadamente procurava ver os jogadores no autocarro aberto, não sabendo que eles iam num autocarro normal e só mudariam mais tarde foram notáveis…