O TEMPO

Previsão para 4ª feira, 31.julho.2013
INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu geralmente limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia em alguns locais da faixa costeira.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 25 km/h), de noroeste durante a tarde no litoral oeste em especial a sul do Cabo Mondego, e de sueste na costa sul do Algarve.
Nas terras altas do Norte e Centro, o vento soprará moderado (15 a 25 km/h) do quadrante sul.
Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do cabo Raso.
Pequena subida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior Norte e Centro.
Pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior Norte e Centro.

MANGUALDE – Mín – 18ºC/Máx- 32ºC

ÍNDICE UV – MUITO ALTO
CUIDADO! Utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

RISCO DE INCÊNDIO – MÁXIMO

A VIDA

Há dias alguém dizia (mais ou menos isto): “Chegar ao fim de um dia vivo é, sem dúvida, algo notável, tantas são as maneiras de uma pessoa fazer perigar a sua vida”!tears

(Imagem:my.englishclub.com )

Assim é. Fiquei a pensar naquilo e, fazendo uma pequena reflexão, concluí que assim é.

Desde o subir a um escadote, ao atravessar uma rua, mesmo que na “passadeira” apresentam um risco que, aparentemente é insignificante, mas que pode…não o neguemos, provocar o fim de uma vida- E já nem falo em profissões de alto risco: o trabalhar num circo, ou o ser piloto de automobilismo. Nem falo em situações de doença. Falo em profissões comuns, em rotinas que temos como “seguras”…e que podem, a qualquer momento, tirar a vida a alguém.

Ligar uma tomada à corrente elétrica, descer umas escadas, entrar num elevador, sentar-se ao volante para ir para o trabalho…e tantas outras situações tão “nossas” mas que “num segundo” nos podem provocar a morte!

Em situação de férias o risco aumenta significativamente – são as viagens, as atividades de entretenimento, o não se conhecer o local ou locais em que resolvemos “dar um mergulho”…isto são meros exemplos que, manhã cedo, me ocorrem.

São refeições em restaurantes cuja qualidade e validade dos alimentos nem suspeitamos…são piscinas sem segurança e de onde saímos sem usar chinelos antiderrapantes….são momentos de distração em que deixamos uma criança sufocar…

Não, não defendo que nos fechemos em casa. Fazer a nossa vida normal mas com redobrados cuidados. A “rotina” pode ser, por si só, um fator fatal. Porquê? Porque estamos mais vulneráveis, mais distraídos….

Meditemos…e tenhamos cuidado….

O TEMPO

Previsão para 3ª feira, 30.julho.2013
INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu geralmente limpo.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h) de noroeste no litoral oeste em especial durante a tarde.
Pequena subida da temperatura mínima no interior da região Centro e na região Sul.
Subida da temperatura máxima.

Mangualde – Mín – 14ºC/Máx- 30ºC

ÍNDICE UV – MUITO ALTO UV 8UV 9UV 10
CUIDADO! 
Utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

Risco de incêndio – Muito ELEVADO

Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo

ciclismo

O Encontro Nacional de Escolas de Ciclismo voltou a Mangualde este fim de semana (dias 27 e 28 de julho). No encontro, que fomenta a prática das vertentes Estrada e BTT, foi estabelecido um novo recorde de participantes: estiveram presentes 537 crianças e jovens, de ambos os sexos, entre os 7 e os 14 anos. Foi um crescimento de 25 por cento face ao anterior máximo de 427 participantes, que datava do ano passado. Mangualde recebeu assim todas as escolas de formação de ciclismo do país, naquela que é a mais importante prova do calendário de competições jovens da Federação Portuguesa de Ciclismo. A edição deste ano contou com uma novidade: prova de paraciclismo integrada no programa.

 A alegria de todas as crianças foi contagiante, andando de braço dado com o saudável espírito competitivo, embora nas categorias de escolas a participação seja mais importante do que as classificações. Os participantes, de ambos os sexos, conviveram e competiram em exercícios de destreza e em corridas, nas vertentes de estrada e de BTT. Nem a chuva que, a espaços, marcou presença conseguiu escurecer um fim de semana de grande colorido para Mangualde.

(fonte: CMM)

Inaugurada sede campanha de João Azevedo

inaug

Mais de cem pessoas encheram o espaço onde vai funcionar a sede de campanha da candidatura de João Azevedo à câmara de Mangualde.

João Azevedo inaugurou o espaço, um local de trabalho para os apoiantes e um espaço para receber os contributos dos Mangualdenses .Fez um breve balanço da atividade desenvolvida salientando que não se farão inaugurações, nem obra apenas para campanha. Anunciou o lançamento das obras do novo quartel da GNR e a aquisição do cineteatro em condições muito favoráveis. Apelou ao emprenho de todos  para que se combata a abstenção e a uma campanha leal, frontal olhos nos olhos sem agressividade.