Apoio a vítimas de incêndios – Informação da autarquia

Após os trágicos momentos que vivemos nos últimos dias, os Serviços Técnicos do Município de Mangualde estão a coordenar o levantamento de todas as necessidades da população mais afetada. Dada a imensa solidariedade demonstrada pelos cidadãos, associada a um grande e generoso movimento de dádivas de bens de primeira necessidade, a Câmara Municipal de Mangualde, vem informar que neste momento são prioritários os seguintes bens:

  • Roupas de cama;
  • Atoalhados;
  • Roupas interiores (pijamas, chinelos de quarto, etc.);
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Utensílios de casa (tachos, pratos, panelas, etc.).

Todos estes bens devem ser entregues na Loja Social “Mangualde Social +” sita na Avenida Conde D. Henrique (Prédios da Rádio). Após a receção destes bens, e face à identificação existente das necessidades mais criticas, a Câmara Municipal fará chegar esses bens, diariamente, a quem deles necessitar.

 ELETRODOMÉSTICOS, MÓVEIS E OUTROS EQUIPAMENTOS NÃO SÃO OPORTUNOS DE MOMENTO

Neste momento não é oportuno a entrega de eletrodomésticos, moveis e outros equipamentos sem que antes se promova a reconstrução das habitações atingidas. Oportunamente, serão solicitados esses bens, de acordo com as necessidades, sem prejuízo de poderem indicar quais as intenções/disponibilidades para essas ofertas através do telefone 232619880 ou do email [email protected].

 OFERTAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO A AGUARDAR AVALIAÇÃO NO TERRENO

Informamos ainda, que em breve, serão acolhidas as ofertas de material de construção, perante a avaliação e identificação das reais necessidades.

DISPONÍVEL APOIO PSICOLÓGICO A TODOS QUE NECESSITAM DE AJUDA

O Município informa ainda que disponibiliza apoio psicológico a todos/as aqueles/as que, tendo passado por uma situação traumática, necessitam de ajuda para a sua estabilização emocional, em virtude de terem sido confrontados com uma catástrofe, cujas consequências, pessoais e coletivas, são ainda difíceis de calcular e avaliar. Neste sentido, a psicóloga do município deslocar-se-á a alguns locais indicados:

Freguesia Localidade Dias Hora Local
União das freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta Mourilhe e Mesquitela Terças-feiras 10h00 – 12h00 Associação de Mourilhe
Espinho Localidades da Freguesia Quartas-feiras 10h00 – 12h00 Junta de Freguesia de Espinho

 

Não acredito em máfias do fogo

EM Vieira de Leira no Pinhal de Leiria uma zona controlada.

Sim temos incêndios com origem criminosa!
Sim temos incêndios com origem em meios humanos!
Sim existem interesses económicos no negócio do fogo! No combate, na madeira, em todos os setores.
Agora pensar que é tudo uma campanha de fogos postos, que existe uma máfia organizada a nível nacional, que são os rapazes da PAF a lançar fogos etc etc… isso não acredito.
Seriam precisos centenas e centenas de pessoas organizadas. E isso descobria-se, via-se, existiam falhas e eram apanhadas. O nosso grande problema é a desadequação entre sistema florestal, o ordenamento do território e as alterações climáticas. E por isso mesmo essa situação vai repetir-se, pois as mudanças demoram décadas.
Claro a juntar a isto tudo temos a tradicional desorganização dos serviços e a forma de ser dos portugueses: que só se preocupam quando as coisas acontecem.

O PSD perde em Mangualde. E perde porque?????

Confesso que acho algo injusto ter visto a lista da AM ( abaixo de zero do ponto de vista político) a ter mais votos que a lista da câmara. E espero que o PSD perceba as razões para os seus resultados. Todos percebemos que Joaquim Messias ia com uma missão de tentar resistir e fixar o eleitorado. O líder para daqui a 4 anos já está escolhido,  suspeito eu.

Vejamos:

1- O PSD apostou em manter o seu eleitorado. Falhou!

2- O PSD apostou em ganhar uma junta ao PS ou pelo menos reduzir a vitória na freguesia em Mangualde.  Falhou!

3- O PSD teve uma estratégia de comunicação falhada e errada. Não se chama Soares Marques de novo, pois é inútil. Uma candidatura deve assumir o seu espaço sem recorrer ao passado. Não se gasta dinheiro em cartazes a promover outro candidato. Não se fazem cartazes em que o candidato à autarquia é menosprezado ( do ponto de vista visual).  Não se fazem campanhas a promover uma das listas em detrimento da outra do mesmo partido.

4-Não se pode dar uma imagem de desorganização, sem publicação de eventos  e com divulgação  pública de comícios no dia anterior.

5- A comunicação hoje tem de passar por uma estratégia nas redes sociais ( embora em Mangualde o porta a porta seja o mais importante ainda.) E isso não é possível com certas figuras de candidatos e apoiantes do PSD que deram uma grande ajuda à vitória do PS com a tristeza e pobreza das suas publicações. Não se pode desmentir o óbvio e o que todos estão a ver. E um candidato não pode fazer publicações confusas , com erros e sem obedecer à estratégia global. É um candidato.

6- Não se atiram candidatos a juntas sem qualquer experiência politica, associativa, na igreja etc etc. Jovens sim, mas com algum passado.

7-As pessoas que ao longo dos anos estiveram com as campanhas PSD abandonaram o seu candidato. E os que se mantiveram tinham agendas próprias em vários casos.

Mas o PSD perdeu essencialmente pelas 3 razões que se seguem

8- João Azevedo

9- João Azevedo

10- João Azevedo

Um abraço Messias, pois foste a vítima principal disto tudo.

Não tenho a pretensão de ter razão em tudo o que digo. Mas digo o que penso.

Assembleia de Freguesia – o Marco Chegou Viu e Venceu?(Errado ele já cá estava, não chegou agora)

Resultados assembleia de freguesia

Era um dos pontos mais importantes para a definição da vitória em Mangualde. O PSD tinha apostado em alguém que seria um candidato “forte” pois conhecia toda a gente Era o grande objetivo do PSD conseguir incomodar o PS em Mangualde. Mas não basta o nome. É preciso a lista e o trabalho. E do ponto de vista politico ( não é pessoal) , a lista do PSD era uma nulidade.

O Marco foi atacado sistematicamente. Tentaram gozar a candidatura do Marco Almeida. Ainda me lembro no dia do primeiro comício as bocas ” o transito não parou , tudo circulou” ou o comício tinha meia dúzia de pessoas. A comunicação nas redes sociais do lado do do PSD eram politicamente um desastre. Ajudaram bastante a um bom resultado do PS.

Do lado de Marco Almeida, para além da sua força pessoal existia a lista. Renovada mas experiente. Várias vezes o disse. Insisti nessa tecla A força estava na lista e era a lista que tinha de ser lançada, mostrada e divulgada. Eram as centenas de nomes que estavam com Marco Almeida. Felizmente assim foi feito.

Mas o Marco conseguiu um resultado fantástico.  Apenas baixa cerca de  70 votos em relação ao anterior presidente, o senhor Bernardino. E o PSD apenas sobe 10 votos em relação à coligação. É um resultado magnífico que coloca o Marco bem posicionado na grelha de partida.  Ganhou em todas as mesas.

O CDS que esteve tão mal neste processo todo acabou por ter uma candidatura combativa mas mais nada. Os ditos independentes tiveram mais do que mereciam. Chefiados por um servidor fiel do regime de Soares Marques tinham uma missão: Ir buscar descontentes do PS. Só que isso não existe.

Parabéns Marco Almeida. És um dos grandes vencedores da noite. Parabéns lista Mangualde com Futuro

Análise dos resultados Câmara Municipal – Números e apenas números

Resultados câmara 2017 e 2013

Já todos referiram que os números são históricos. Iremos às causas mais tarde. Agora vamos  à parte numérica da coisa.

Para que tal fosse possível era necessário uma conjugação de resultados. A obtenção do sexto vereador era estatisticamente muito difícil. Mas mesmo muito.

Assim:

1- A votação global tinha de aumentar. ( não esquecer que temos menos 1 500 inscritos). E aumentou A votação passou para 58,27%. Votações abaixo de de 55% seriam más.

2- O PS aumenta a sua votação percentual e numérica, tendo cerca de 500 votos a mais. Era este o número chave. Ter 500 votos a mais

3-Em contrapartida o PSD teria de ter  500 votos a menos. Ou pelo menos não segurar o seu eleitorado. Teve 700 votos a menos. E este resultado merece que se analise com mais cuidado

4-A CDU devia subir desde que retirasse votos ao PSD. Aconteceu.

5- Em termos de Juntas o PS queria manter todas as juntas que tinha e que o PSD não ganhasse com a sua sigla uma que fosse. Aconteceu. Mas à tangente em São João da Fresta. Os jovens candidatos do PS estiverem em grande. O que foi feito em Quintela e Santiago nao era fácil.

6- Ganhar de forma muito clara a freguesia de Mangualde. E isso foi feito e conseguido. Mas merece uma análise à parte

Até já.

O maior comício de sempre em Mangualde

A festa de hoje ultrapassou tudo o que se poderia esperar. Num local novo , num pavilhão diferente quase três mil pessoas. pavilhão cheio… cheio .. cheio. Pessoas na rua. Dezenas e dezenas  de pessoas no exterior.

Isto ultrapassa todas as expectativas. Não tenham dúvidas . Isto já não se faz em lado nenhum.

Usaram da palavra os mandatários da juventude, Rui Ardérius com uma intervenção muito forte, Leonor Pais super emocionada e feliz, O nosso Jorge Coelho brilhante como sempre e João Azevedo. Discurso forte a demonstrar a obra. Discurso emocionado a cheirar já um pouco  a saudade.  Milhares de pessoas a gritar a apoiar. No final centenas e centenas fizeram questão de cumprimentar o amigo João.

Este comício e este movimento merece uma análise calma feita mais tarde. Isto é um ciclo único. Por agora deixo-vos algumas imagens.

AH Foi lindo ver dívida a subir mas depois a baixar. Foi lindo ver os filmes de 2009 , 2013 e 2017.

Percebeu-se hoje de novo a força de Mangualde com Futuro.

Confesso que foi uma grande prenda de anos. E domingo recebo a segunda parte: O melhor resultado de sempre em Mangualde.

Sinto-me orgulhoso de ter dado um humilde contributo. Força PS, Força João.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Afinal o PS também tem outdoors. E muitos

Afinal João Azevedo e Marco Almeida têm muitos outdoors. Em cada lugar, em cada aldeia, em cada freguesia têm outdoors gigantes. Gigantes no número, gigantes nas pessoas. Não estão penteadinhas é verdade. Não têm retoques de photoshop.  Mas também não custam centenas e centenas de euros cada por mês. É uma opção legítima. Mas confesso que gosto mais destes . São mais naturais.

Um de muitos outdoors – este em Cubos