Ainda sou do tempo em nos prometiam mais tempo livre

No último ano da faculdade tínhamos de estudar o Tofler. Tanto quanto me lembro ele garantia a chegada da terceira “vaga”. Ou seja, graças ao progresso, à tecnologia, ao desenvolvimento informático e cientifico todos iríamos trabalhar menos e ter muito tempo livre e lazer. (acertou até um certo ponto) Depois o sistema encarregou-se de nos exigir cada vez mais trabalho e cada vez mais desregulação. O consumismo, aliado à ideologia liberal, destruiu o sonho. Isto acontece com todos e não só com os professores. É um problema geral. Nos professores agrava-se pois não conseguem esquecer a escola quando a deixam. Em nome de um salário melhor, ( da garantia de emprego ) e mais uns gadjets … deixámos perder tudo. E perdemos o tempo para pensar, para estar, para ler, para ouvir música, para tomar um café sentado, para estar com a família. Até as crianças já vivem assim, com horas marcadas para tudo.( escola, natação, ballet, piano, explicação….)
Há muitos anos quando se concluiu a autoestrada Lisboa -Porto foi uma agitação. Corridas para ver quantas horas se faziam.. viagens só para ir na autoestrada…Era o progresso. Um primo meu contabilista de um grupo qualquer no norte disse-me: O caraças: Até agora eu ia no dia anterior , descansava no hotel e de manhã ia reunir com a empresa. Vinha depois e ia trabalhar no dia seguinte. Agora vou às 5 da amanhã, reúno às 9h como umas sandes venho e ainda vou trabalhar.Se fosse agora ainda dizia.. e tenho de levar o tablet para responder e se for de comboio vou a trabalhar e se ficar no hotel tenho de trabalhar na mesma e …e….e…e ,…

Dias 3, 4 e 5 de novembro feira dos santos: o ponto de encontro da tradição e da modernidade

Feira dos Santos

A cidade de Mangualde volta a ser o palco de um evento secular, que anualmente recebe milhares de pessoas. Durante três dias, a Feira dos Santos retrata a tradição e a modernidade do concelho, numa iniciativa cheia de animação, cultura e costumes tradicionais. O evento realiza-se nos dias 3, 4 e 5 de novembro (de sexta-feira a domingo), em vários locais.

 Reforçar a identidade do concelho é um dos objetivos da Feira dos Santos, que todos os anos procura renovar-se. Trata-se de uma feira cosmopolita e de projeção nacional, pensada para os mangualdenses e turistas, com uma elevada dimensão comercial, cultural e social. O programa inclui iniciativas relacionadas com vários setores de atividade, característicos do município.

Durante os três dias, o Largo Dr. Couto vai acolher a Mostra de Freguesias de Mangualde, a exposição Mangualde Regional, a XII Mostra de Artesanato Nacional – Manguald´Arte e o espaço de recordação fotográfico “Eu estou na Feira dos Santos de Mangualde!”. A Feira dos Santos à Mesa vai deliciar os apreciadores da comida regional com uma ementa alusiva à iniciativa, que inclui enchidos da região, rojões à moda de Mangualde, febras à Feira dos Santos, requeijão com doce de abóbora, queijo da serra e vinho do Dão, disponível nos restaurantes aderentes (identificados com selo alusivo).

Os apreciadores de vinho também vão poder degustar os produtos locais no Dão Wine Party, no dia 4, e no IV Expovinhos Mangualde, nos dias 4 e 5, duas iniciativas que reúnem os produtores de vinho da autarquia no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado.

O Encontro Nacional Produtores de Mirtilos decorre nos dias 3 e 4, no Complexo Paroquial de Mangualde. Já nos dias 4 e 5, o Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado vai receber showcookings pelos Chefs Hélio Loureiro, Lígia Santos e Paulo Cardoso com produtos locais, na iniciativa “Santos da Casa Fazem Milagres”.

Na Quinta Alpoim vai decorrer, nos dias 4 e 5, a Agromangualde, uma exposição de máquinas e alfaias agrícolas e será divulgada a fauna selvagem da região, promovida pela CERVAS/Associação Aldeia.

Ainda durante o fim de semana, a Rua 1.º de Maio vai ser o centro da Mangualde Motor, uma exposição de veículos das marcas Citroën, Seat, Ford e Volkswagen (também presente na Rua Dr. José Marques). Terá  lugar ainda a Mangualde Transporte – ANTRAM, uma exposição de algumas marcas e modelos de camiões, e a Mangualde Indústria, uma exposição do tecido empresarial do concelho.

Sem esquecer as Artes & Ofícios, haverá pintura ao ar livre nos dias 4 e 5, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado e no Largo Dr. Couto, e ainda animação de rua nas várias artérias da cidade, através da Animangualde.

A abertura oficial do evento está marcada para sexta-feira, às 19:30, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado.

Programa

 Dia 3 (sexta-feira)

ABERTURA OFICIAL DA FEIRA DOS SANTOS 2017

19:30 | Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado

Clique em more para ver mais

Continue reading

O maior comício de sempre em Mangualde

A festa de hoje ultrapassou tudo o que se poderia esperar. Num local novo , num pavilhão diferente quase três mil pessoas. pavilhão cheio… cheio .. cheio. Pessoas na rua. Dezenas e dezenas  de pessoas no exterior.

Isto ultrapassa todas as expectativas. Não tenham dúvidas . Isto já não se faz em lado nenhum.

Usaram da palavra os mandatários da juventude, Rui Ardérius com uma intervenção muito forte, Leonor Pais super emocionada e feliz, O nosso Jorge Coelho brilhante como sempre e João Azevedo. Discurso forte a demonstrar a obra. Discurso emocionado a cheirar já um pouco  a saudade.  Milhares de pessoas a gritar a apoiar. No final centenas e centenas fizeram questão de cumprimentar o amigo João.

Este comício e este movimento merece uma análise calma feita mais tarde. Isto é um ciclo único. Por agora deixo-vos algumas imagens.

AH Foi lindo ver dívida a subir mas depois a baixar. Foi lindo ver os filmes de 2009 , 2013 e 2017.

Percebeu-se hoje de novo a força de Mangualde com Futuro.

Confesso que foi uma grande prenda de anos. E domingo recebo a segunda parte: O melhor resultado de sempre em Mangualde.

Sinto-me orgulhoso de ter dado um humilde contributo. Força PS, Força João.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vamos à pesca

Obras Pesca desportiva

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, visitou as obras que vão dar acesso à futura Pista de Pesca Desportiva. A acompanhar o edil esteve o Presidente da Casa do Povo de Mangualde, Paulo Figueiredo, o responsável e Capitão de equipa da secção de Pesca, Valentino Andrade, a Presidente da Junta de Freguesia de Fornos de Maceira Dão, Lizete Rodrigues, e o Presidente do Clube de Caça e Pesca de Mangualde, Eduardo Costa.

Promover a pesca enquanto competição é um dos objetivos que se pretende alcançar com a melhoria das acessibilidades. Atualmente, o espaço tem capacidade para 40 pesqueiros, em mais de 400 m2. Ao construir novos acessos, espera-se atrair mais concorrentes e, consequentemente, mais visitantes ao concelho.

O local inclui um curso de água corrente, homogéneo, característica comum com as pistas onde decorrem as competições mais importantes. Ao melhorar a qualidade da pista, espera-se atrair competições calendarizadas, competições da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e também provas abertas. No futuro, este espaço também poderá ser utilizado para a prática de outras atividades, como passeios pedonais e provas de BTT.

A construção da nova Pista de Pesca Desportiva foi devidamente estudada pelos membros da Secção de Pesca da Casa do Povo de Mangualde e conta com o apoio da autarquia. Espera-se que a reabilitação do espaço esteja concluída daqui a dois meses.

Inauguração da sede de campanha de João Azevedo – 21 horas – dia 24

A candidatura ‘Mangualde Com Futuro’, encabeçada por João Azevedo, vai inaugurar a sua sede de campanha, situada no Largo do Rossio, na quinta-feira, 24 de agosto, pelas 21 horas.

Dia 24 - 21 horas

A sede, aberta à população a partir de dia 25, é um espaço que João Azevedo espera poder vir a ser “um lugar onde os mangualdenses possam estar connosco. Não só para quem quer manifestar o seu apoio, mas também para as pessoas que queiram vir conhecer o nosso projeto para este terceiro mandato e partilhar connosco as suas ideias”.