O maior comício de sempre em Mangualde

A festa de hoje ultrapassou tudo o que se poderia esperar. Num local novo , num pavilhão diferente quase três mil pessoas. pavilhão cheio… cheio .. cheio. Pessoas na rua. Dezenas e dezenas  de pessoas no exterior.

Isto ultrapassa todas as expectativas. Não tenham dúvidas . Isto já não se faz em lado nenhum.

Usaram da palavra os mandatários da juventude, Rui Ardérius com uma intervenção muito forte, Leonor Pais super emocionada e feliz, O nosso Jorge Coelho brilhante como sempre e João Azevedo. Discurso forte a demonstrar a obra. Discurso emocionado a cheirar já um pouco  a saudade.  Milhares de pessoas a gritar a apoiar. No final centenas e centenas fizeram questão de cumprimentar o amigo João.

Este comício e este movimento merece uma análise calma feita mais tarde. Isto é um ciclo único. Por agora deixo-vos algumas imagens.

AH Foi lindo ver dívida a subir mas depois a baixar. Foi lindo ver os filmes de 2009 , 2013 e 2017.

Percebeu-se hoje de novo a força de Mangualde com Futuro.

Confesso que foi uma grande prenda de anos. E domingo recebo a segunda parte: O melhor resultado de sempre em Mangualde.

Sinto-me orgulhoso de ter dado um humilde contributo. Força PS, Força João.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vamos à pesca

Obras Pesca desportiva

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, visitou as obras que vão dar acesso à futura Pista de Pesca Desportiva. A acompanhar o edil esteve o Presidente da Casa do Povo de Mangualde, Paulo Figueiredo, o responsável e Capitão de equipa da secção de Pesca, Valentino Andrade, a Presidente da Junta de Freguesia de Fornos de Maceira Dão, Lizete Rodrigues, e o Presidente do Clube de Caça e Pesca de Mangualde, Eduardo Costa.

Promover a pesca enquanto competição é um dos objetivos que se pretende alcançar com a melhoria das acessibilidades. Atualmente, o espaço tem capacidade para 40 pesqueiros, em mais de 400 m2. Ao construir novos acessos, espera-se atrair mais concorrentes e, consequentemente, mais visitantes ao concelho.

O local inclui um curso de água corrente, homogéneo, característica comum com as pistas onde decorrem as competições mais importantes. Ao melhorar a qualidade da pista, espera-se atrair competições calendarizadas, competições da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e também provas abertas. No futuro, este espaço também poderá ser utilizado para a prática de outras atividades, como passeios pedonais e provas de BTT.

A construção da nova Pista de Pesca Desportiva foi devidamente estudada pelos membros da Secção de Pesca da Casa do Povo de Mangualde e conta com o apoio da autarquia. Espera-se que a reabilitação do espaço esteja concluída daqui a dois meses.

Inauguração da sede de campanha de João Azevedo – 21 horas – dia 24

A candidatura ‘Mangualde Com Futuro’, encabeçada por João Azevedo, vai inaugurar a sua sede de campanha, situada no Largo do Rossio, na quinta-feira, 24 de agosto, pelas 21 horas.

Dia 24 - 21 horas

A sede, aberta à população a partir de dia 25, é um espaço que João Azevedo espera poder vir a ser “um lugar onde os mangualdenses possam estar connosco. Não só para quem quer manifestar o seu apoio, mas também para as pessoas que queiram vir conhecer o nosso projeto para este terceiro mandato e partilhar connosco as suas ideias”.

 

Meus caros . A principal causa de termos uma doença oncológica é estarmos vivos.

Um em cada três portugueses vai ter um cancro ao longo da sua vida. E depois de 2050 metade da população enfrentará a doença.( Fonte Público)
Estou fartinho dessas correntes de solidariedade e de apoio que por aí andam.  Os sobreviventes não são guerreiros, nem vitoriosos, nem venceram.
E os que que morreram, não perderam, nem foram menos guerreiros que os outros. E andar a sorrir não cura o cancro. O cancro não tem cura ponto. Às vezes temos uma sorte do caraças e a moléculazinha vai funcionar com uns e com outros não. Apenas isso .
É uma doença crónica, como qualquer outra, e que a quase todos vai afectar. Existem doenças piores, podem ter a certeza.
Os doentes não têm culpa de estar doentes. Ainda por aí uma linha que nos tenta dizer: Estás doente porque fumaste, porque foste à praia, porque comeste enchidos… etc etc etc… Ou seja, tenta colocar a culpa no comportamento do doente. E não te curas porque não tens uma atitude positiva perante a doença. TRETAS. A atitude ajuda a ter qualidade de vida, mas não cura nada.Ficamos com cancro apenas e simplesmente porque estamos vivos! Porque respiramos. Apenas isso.
Mas o que os doentes precisam é de outra coisa. Não é de caridadezinha nem de ligas inoperantes.Mesmo a LPC só começou a acordar para a realidade recentemente. Os doentes precisam que os seus direitos sejam defendidos durante o tratamento e depois do mesmo. Precisam de segurança no emprego e  de facilidade nos transportes. Não têm de ser obrigados a fazer parte das jogadas de transportadores, que metem meia dúzia nos carros, e obrigam o paciente  a estar o dia todo  no hospital. Precisam de ter acesso aos tratamentos mais eficazes. Precisam sim de despiste da doença mais cedo. O mais cedo possível. E hoje isso é possível. Tal como somos vacinados, devíamos obrigatoriamente ter testes desde muito cedo.Isso sim é prevenção.
Depois, quando regressam ao trabalho, as coisas mudam. A força não é a mesma. A necessidade de paragens e repouso por exemplo são diferentes. Não se pode admitir por exemplo que na função pública obriguem doentes a trabalhar em fim de vida. Ou que coloquem professores a ter horário completo, enquanto chegam carradas de colocados à escola em mobilidade por doença por terem unhas encravadas ou verem mal a conduzir à noite. E que nada farão durante o ano. Ou que na privada se tentem despedir pessoas, ou  despachá-los para trabalhos menores.
Os doentes precisam de informação, mas de informação concreta sobre sintomas, sobre problemas, sobre como resolver situações do dia a dia. E isso não existe. São sempre os mesmos textos que nada dizem, é sempre a tentativa de esconder o problema. O doente tem o direito a saber tudo. A partir daí cada um tem a sua forma de encarar a doença. Não é obrigatório que todos sigam a mesma cartilha. Cada um enfrenta à sua maneira. Não é crime chorar. Não piora a doença por não andar sempre feliz e a ter espírito positivo.   Não precisam de curas milagrosas, nem de correntes da felicidade, nem de sessões de prevenção em lares de terceira idade.
Desculpem os que se sintam ofendidos e que entram nessas coisas cheios de boa vontade. Mas ajudem antes o vosso amigo ou o vosso vizinho.  A sério. Nem imaginam o bem que faz um simples toque no braço.

Festas da cidade 2017

Festas

De 27 de agosto a 3 de setembro, Mangualde prepara-se para receber milhares de pessoas nas Festas da Cidade , organizadas pela Câmara Municipal de Mangualde. Muita música, animação e atividades desportivas são as iniciativas de um evento que, ano após ano, atrai milhares de visitantes.

 O certame começa na noite de 27 de agosto, com a Noite das Escolas de Mangualde. Na noite seguinte, sobem ao palco os Melody Guys e a Banda Índice. Dia 29, os protagonistas da noite são Musicando e Banda VM. A Banda Capitão Mondego vai animar a noite de dia 30, e dia 31 a animação fica a cargo do Quinteto de Acordeões e o Grupo Kapittal. Na sexta-feira, 1 de setembro, sobe ao palco a Banda TIME e o cabeça de cartaz, Toy & Amigos.

No sábado, 2 de setembro, a animação começa cedo com uma Largada de Pombos, em parceria com a Sociedade Columbófila de Mangualde. Durante a tarde os visitantes podem assistir ao VIII Torneio Jovem de Xadrez e ao Torneio de Veteranos do Grupo Desportivo de Mangualde, bem como à atuação de Tiago Marques. Neste dia atuam Ranchos Folclóricos “Os Camponeses de Mesquitela” e “Os Azuraras de Quintela”, o Grupo Alta Definição, e Mickael Carreira termina a noite em grande no Largo. Dr. Couto.

No dia 3, último dia da festa, o dia arranca com o Concurso Nacional de Pesca Desportiva “Cidade de Mangualde” e com a Largada de Perdizes, Faisões e Patos Bravos. Bandas Filarmónicas, Ranchos Folclóricos, a Alcatuna e o Grupo de Concertinas de Mangualde são as apostas para animar a tarde de domingo. Ao final da tarde, a gastronomia passa a ser a protagonista durante o VIII Festival de Sopas de Mangualde. A noite termina em grande com o Grupo One Vision Tributo a Queen e o Grupo Uskadkasa.

A programação das Festas da Nossa Senhora do Castelo, que decorrem de 7 a 10 de setembro, é da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.

FESTAS DA CIDADE  2017

De 27 de agosto a 3 de setembro

Centro de Mangualde

 Domingo, 27 de agosto

21h30 | Noite das Escolas de Mangualde (Largo Dr. Couto)   – Orquestra Juvenil Mais Música do Agrupamento de Escolas de Mangualde

Segunda-feira, 28 de agosto

21h30 | Melody Guys (Largo Dr. Couto)

22h30 | Banda Índice (Largo Dr. Couto)

Terça-feira, 29 de agosto

21h30 | Musicando (Largo Dr. Couto)

22h30 | Banda VM (Largo Dr. Couto)

Quarta-feira, 30 de agosto

21h30 | Banda Capitão Mondego (Largo Dr. Couto)

Quinta-feira, 31 de agosto

21h30 | Quinteto de Acordeões (Largo Dr. Couto) –  Abel Moura, Nancy Brito, Bruno Cabral, Nuno Silva, Filipa Costa

22h30 | Grupo Kapittal (Largo Dr. Couto)

Sexta-feira, 1 de setembro

21h30 | Banda TIME (Largo Dr. Couto)

22h30 | Toy & Amigos (Largo Dr. Couto)

23h45 | Banda TIME (Largo Dr. Couto)

 Sábado, 2 de setembro

09h00 | Largada de Pombos (Largo Dr. Couto) –    Sociedade Columbófila de Mangualde

14h30 | VIII Torneio Jovem de Xadrez (Largo do Rossio)

16h00 | Tiago Marques
17h00 | Torneio de Veteranos – Grupo Desportivo de Mangualde – Cidade de Mangualde (Estádio Municipal)

17h00 | Atuação de Ranchos Folclóricos (Largo do Rossio)

Rancho Folclórico “Os Camponeses de Mesquitela” ;    Rancho Folclórico “Os Azuraras de Quintela”

21h30 | Grupo Alta Definição (Largo Dr. Couto)

22h30 | Mickael Carreira (Largo Dr. Couto)

23h45 | Grupo Alta Definição (Largo Dr. Couto)

 Domingo, 3 de setembro

08h00 | Concurso Nacional de Pesca Desportiva “Cidade de Mangualde” Casa do Povo de Mangualde

08h00    | Largada de Perdizes, Faisões e Patos Bravos – Clube de Caça e Pesca

15h00 | Atuação de Bandas Filarmónicas (Largo do Rossio)

Associação Humanitária e Cultural de Abrunhosa-a-Velha;     Sociedade Filarmónica de Tibaldinho;     Sociedade Filarmónica Lobelhense

16h30 | Atuação de Ranchos Folclóricos (Largo do Rossio);        Rancho Folclórico “Coração da Beira” – Lg. do Rossio;     Rancho Folclórico “Os Rouxinóis do Dão” de Fagilde – Lg. do Rossio

17h30 | Alcatuna (Largo do Rossio)

18h30 | Grupo de Concertinas de Mangualde (Largo do Rossio)

18h30 | VIII Festival de Sopas de Mangualde (Largo do Rossio)

21h30 | Grupo One Vision Tributo a Queen (Largo Dr. Couto)

23h00 | Grupo Uskadkasa (Largo Dr. Couto)