Cunha Baixa – festas de São Tomé

São Tomé

A freguesia de Cunha Baixa, em Mangualde, dedica o fim de semana de 4 e 5 de julho, a S. Tomé. A organização das festas é da responsabilidade da Paróquia da Cunha Baixa, através da Comissão de Festas e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde. A entrada é livre.

 Do programa das festividades consta a procissão pelas ruas da aldeia (acompanhada pela banda de Lobelhe) seguida de eucaristia e muita animação proporcionada pelo Grupo musical Alpha Music, Grupo de cantares AD Libitum Viseu e Grupo Musical Graffiti.

 PROGRAMA

Sábado, 4 de julho

21h30 | Grupo musical Alpha Music

 Domingo, 5 de julho

10h30 | Procissão pelas ruas da aldeia (acompanhada pela banda de Lobelhe) seguida de eucaristia

16h00 | Grupo de cantares AD Libitum Viseu

21h30 | Grupo Musical Graffiti

Andei por aqui… e o urânio aqui tão perto

Final da zona de requalificação

Terei de falar algumas vezes neste tema. O silêncio que se manteve por décadas sobre os reais perigos da extracção mineira de urânio por terras da Cunha Baixa, Espinho e Cubos. Aqui termina a zona de requalificação no estradão que vai do cemitério para Mourilhe. Mesmo ali ao lado temos terras de cultivo.( aliás creio que na zona requalificada também). Durante alguns anos os meus pais cultivaram estas terras,  que davam uma boa produção e um bom vinho. Bebíamos as águas do poço e existiam lá uma uvas únicas que eu adorava . Estes campos continuam a ser cultivados.  E não eram os únicos. À volta das minas e na parte do” Espinhal”, junto ao rio sempre se cultivaram os campos. Era também uma zona fértil devido as cheias do ribeiro. Em vários locais existiam uns pilares indicando que seriam futuras zonas de exploração, o que não veio a acontecer. Nunca foi dito que seria eventualmente perigoso… Nunca nos disseram quais os valores das águas…Apenas que não existia qualquer risco. Não sei se existiam riscos ou não.  Que não existem mais doentes por causa disso. Não sei se existem mais. Lá que existem muitos é um facto.  Lá que existem algumas coincidências ….

"15 anos, 15 livros, 15 filmes, 15 músicas” agora na Cunha Baixa e Abrunhosa-a-Velha

aniversario

No passado dia 22 novembro de 2012, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, celebrou o seu 15º aniversário de abertura ao público. A autarquia mangualdense assinalou a data com a iniciativa “15 anos, 15 livros, 15 filmes, 15 músicas”. Na altura teve lugar um espetáculo que contou com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde e das escolas de música Palco de Encantos e MAD` Orquestra.

 Este espetáculo volta agora a subir ao palco na Cunha Baixa no próximo dia 30 de maio e em Abrunhosa-a-Velha no dia 6 junho. A entrada é livre e o espetáculo acontece sempre pelas 21h00.