O PIB cresce mais em Portugal. Por isso viva a Geringonça.

Afinal sobe ( fonte João Galamba)

Sendo Portugal uma economia aberta e dependente do exterior, é evidente que a evolução dos nossos indicadores depende muito da Europa. (nomeadamente dos países com que temos mais relações económicos).

Agora usar o argumento dos PAfiosos, segundo os quais nada se deve a Portugal, nem ao governo de Portugal é demagogia pura. Para além da redução do défice estamos a ter um crescimento superior aos países da Europa e da zona Euro.

Pode-se desmontar este gráfico? Sim podemos. MAS vamos ter um mínimo de honestidade intelectual e assumir que ajudado por uma conjuntura internacional favorável, Portugal está no bom caminho. O governo Português tem conseguido resultados que nem o diabo conseguiu destruir. Certo Passos.

Projecto “Dou mais tempo à vida” – equipa “Água-Levada a Sorrir”

Cartaz da atividade – Passeio Pedestre em São João da Fresta

 

No próximo dia 21 de maio (domingo) realiza-se mais uma edição do passeio pedestre de São João da Fresta, que este ano conta com o apoio da equipa “Água-Levada a Sorrir”.

Pelas 9:00 h, haverá um autocarro em frente à Câmara Municipal de Mangualde que realizará o transporte gratuito de todos aqueles que quiserem juntar-se a esta iniciativa. O passeio começa às 9:45 h e termina com um almoço também ele oferecido.

Durante a actividade estarão disponíveis rifas como contributo para a angariação de fundos ao projecto “Dou Mais Tempo à Vida”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Projecto “Dou mais tempo à vida” – equipa “Escolas de Mangualde + saúde”

No âmbito do projecto “Dou mais tempo à vida”, da liga portuguesa contra o cancro que decorre em Mangualde até ao mês de Julho, a equipa “Escolas de Mangualde + saúde”, organizou três sessões de sensibilização para o cancro da pele, na Biblioteca Municipal de Mangualde. O público alvo foram os alunos dos 4º, 5º e 6º anos.

Imagem de uma das sessões

 

Mesa

O núcleo Concelhio da Liga Portuguesa Contra o Cancro fez-se representar pelo seu presidente, Sr. Manuel Marques, o Agrupamento de escolas pelo Dr. Espinha e as sessões foram dinamizadas pela Dr.ª Cidália Gonçalves, da Unidade de Educação para a Saúde do Núcleo Regional do Centro da LPCC.

Feira das tradições e dos produtos da terra – Mangualde 20 e 21 de Maio

Feira das tradições

No fim de semana de 20 e 21 de maio, entre as 10h00 e as 20h00, Mangualde recebe a 2ª edição da «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra». No centro da cidade vai ser recriado o Mangualde antigo dos anos de 1940, 1950 e 1960, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mangualde com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mangualde, do CLDS 3G, da Cidade Excelência Associação – Turismo de Mangualde, da COAPE e da Queijaria Vale da Estrela.

As tabernas, os produtos regionais, os jogos tradicionais e o teatro vão estar em destaque. Espetáculos de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas vão ecoar no centro da cidade. O certame contará com vários momentos de animação e dará a conhecer produtos e ofícios da época: ourivesaria, vendas, retrosaria, fotógrafo à la minute, doçaria, medicina popular, alfarrabista, vendedoras de praça, simulacros, bordados, sapateiros, lanifícios e muito mais. Na abertura do evento realizar-se-á uma Conferência subordinada ao tema “Economia e Sociabilidade Rural na Beira na primeira metade do séc. XX”. A sessão realiza-se no dia 20 de maio, às 11h00, no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde e será proferida pela Professora Doutora Maria Margarida Sobral da Silva Neto, especialista em História Moderna e Contemporânea, Regime Senhorial, Sociedade e Vida Agrária, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

BORREGO E CABRITO SERÃO DESTAQUE GASTRONÓMICO

No dia 20 de maio, a partir das 20h00, o Mercado Municipal de Mangualde acolhe o «II Festival do Borrego», organizado pela COAPE. As entradas são limitadas e têm um custo de 20 €/pessoa. Com este evento pretende-se valorizar a fileira e promover a pastorícia, bem como degustar o borrego confecionado de maneiras diferentes, o queijo DOP e outros produtos da terra.

Durante todo o fim de semana realiza-se ainda o «Fim de semana gastronómico do cabrito» nos restaurantes aderentes: Restaurante “A Tasquinha”, Restaurante Churrasqueira Pizzaria “Os Galitos”, Restaurante “Gestur”, Hotel Cruz da Mata, Hotel Sr.ª do Castelo, Restaurante “O Valério”, Hotel Rural Mira Serra, Restaurante “Cantinho dos Petiscos” e Restaurante “Cascata de Pedra”.